Por que o cloro mancha a roupa?
Por sua estrutura molecular, ele é útil nas indústrias e na limpeza da casa
Foto: azerbaijan_stocke via Freepik
Composição
Antes de entendermos como ocorrem as manchas, é preciso lembrar que o cloro é um elemento químico do grupo dos halogênios e um forte agente oxidante.
Foto: Reprodução
História
As técnicas para o clareamento de tecidos surgiram no final do século 18. O cientista francês Claude Berthollet descobriu a aplicação do cloro como alvejante em 1785, 11 anos após a descoberta da substância pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele.
Foto: Fabrikasimf via Freepik
Hipoclorito
O hipoclorito é o elemento principal do alvejantes oxidantes. Ele atua quebrando as ligações químicas dos cromóforos, grupos de átomos responsáveis pela cor de um material, segundo a Ablicor (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados).
Foto: Freepik
Processo de descoloração
Quando imersas na mistura do hipoclorito, as moléculas de um tecido orgânico se transformam e as propriedades de cor mudam.
Foto: Pressfoto
Branqueou!
Dependendo do material do tecido, a imersão no cloro elimina os átomos cromóforos ou não absorve mais a luz visível, refletindo-a por completo. O que, para nossos olhos, é detectado como branco.
Foto: rawpixel.com via Freepik
Mais rápido que o Sol
A técnica tem efeito praticamente instantâneo. Isso é uma vantagem diante do processo com o uso da luz do Sol, que requer semanas de exposição para que fótons de luz consigam romper as ligações dos átomos cromóforos.
Foto: Freepik
Vantagens
Segundo o relatório do Fórum Científico Internacional de Higiene Doméstica o uso de alvejante aumenta significativamente a eficiência germicida da lavagem das roupas, mesmo com uso de água em temperatura ambiente.
Foto: Freepik
Cuidados
Se descolorir uma roupa não é o seu intuito, mantenha a peça longe do cloro. Apesar de existirem diversas receitas caseiras para a remoção dessas manchas, elas são permanentes.
Foto: Pressfoto
Siga Byte
As principais notícias sobre ciência e tecnologia estão aqui no Byte, acompanhe!
Foto: rawpixel.com via Freepik