Fatores
Se você comecou a treinar e notou um aumento de peso, saiba que isso é normal em alguns casos. Em outros, é possível resolver com ajustes na rotina. Conheça os fatores que podem influenciar o aumento de peso.
Foto: Saúde em Dia
Retenção de líquido
Durante o exercício, seu corpo pode reter água para ajudar na recuperação muscular. Isso pode levar a um aumento temporário no peso.
Foto: iStock
Aumento da massa muscular
Ao se exercitar regularmente, você pode desenvolver massa muscular. A massa muscular pesa mais do que a gordura. Então mesmo que você esteja perdendo gordura, pode ganhar músculos, resultando em um aumento no peso.
Foto: Canaltech
Alimentação inadequada
Após um treino intenso, é comum beber água ou consumir alimentos para se reidratar e reabastecer a energia. Isso pode adicionar peso temporário ao seu corpo.
Foto: Portal EdiCase
Armazenamento de glicogênio
Durante o exercício, seus músculos usam glicogênio como fonte de energia. Após o treino, seu corpo pode repor os estoques desse composto, que são armazenados com a água. Isso pode resultar em um aumento no peso.
Foto: iStock
Variação diária de peso
O peso corporal pode flutuar diariamente devido a fatores como ingestão de alimentos, digestão, retenção de líquidos e eliminação de resíduos.
Foto: Flipar
Dormir pouco
Após o treino, não dormir o suficiente aumenta o estresse no organismo e, com isso, a produção de cortisol. Esse hormônio inibe a produção de testosterona e GH, úteis para construção muscular e queima de gordura.
Foto: Flipar
Acompanhamento
Para avaliar o progresso de maneira mais precisa, é recomendável acompanhar o peso corporal ao longo do tempo, em vez de se concentrar apenas nas flutuações diárias.
Foto: iStock
Siga o Byte
Curtiu o conteúdo? Então siga o Byte e saiba mais como seu corpo funciona durante e após seus treinos.
Foto: Viva Saúde