O choque
De vez em quando, ao encostar numa maçaneta, ou raspar em alguém sem querer, tomamos um leve choque. Veja o que a ciência tem a dizer sobre isso.
Foto: PxHere
Eletricidade estática
Os choques acontecem por causa da eletricidade estática. Ela é o acumulação de carga elétrica na superfície de um objeto.
Foto: Canaltech
Elétrons
Imagine que cada objeto tem pequenas partículas chamadas elétrons. Eles têm carga elétrica negativa. Normalmente, os elétrons estão equilibrados nos objetos.
Foto: Flipar
Atrito
No momento em que há atrito entre dois materiais diferentes (como andar descalço em um carpete), os elétrons podem ser transferidos de um material para o outro.
Foto: VivaDecora
Sem equilíbro
Um deles fica com mais elétrons (carga negativa extra), enquanto o outro objeto, que até então estava neutro, fica com carga positiva (menos elétrons).
Foto: Freepik
Cargas diferentes
Após esse acúmulo, ao tocar um objeto ou pessoa que esteja com carga diferente (neutro ou não), os elétrons tentam equilibrar as cargas rapidamente. É esse momento em que se sente o choque.
Foto: Freepik
Faísca
O movimento rápido de elétrons é uma descarga elétrica, tão rápida que cria uma pequena faísca. Nós percebemos isso como um pequeno choque.
Foto: Pickpik
Siga o Byte!
Veja mais curiosidades de ciências e tecnologia no Byte!
Foto: Flipar