Como a ciência explica os sósias?
Jogador Neymar tem um "clone"; saiba mais sobre o fenômeno
Foto: Reprodução/Instagram/@sosiadoney
Não é só o jogador de futebol
O Brasil é lotado de clones de celebridades icônicas. Para quem não se convenceu com o sósia do Neymar, que tal essa "gêmea" brazuca da cantora Rihanna?
Foto: Reprodução/Instagram/@priscila.beatrice
O fenômeno dos sósias
E não são só os famosos. É provável que, no mundo, existam algumas pessoas que sejam iguaizinhas a você. Como a ciência explica isso?
Foto: Sven Mieke/Unsplash
Tiro no escuro
Nossos genes determinam nossa aparência. Com bilhões e bilhões de combinações possíveis, existe a chance de uma coincidência determinar genes similares a duas pessoas.
Foto: George Prentzas/Unsplash
Limites da variação genética
Além disso, embora a genética humana seja diversa, há um limite para toda essa variação. No final, não deixamos de seguir alguns conjuntos de padrões e isso pode resultar em semelhanças inesperadas.
Foto: Freepik
Antepassados
Um estudo publicado recentemente na revista Cell Reports mostrou que sósias podem ter milhares de combinações de genes iguais, compartilhando muito mais do que só a aparência.
Foto: Ryoji Iwata/Unsplash
O ambiente influencia
Fatores ambientais, como dieta, clima, cultura e até padrões de beleza podem influenciar a aparência. Assim, algumas pssoas de regiões ou culturas similares podem parecer ainda mais semelhantes.
Foto: Luis Molinero/Freepik
Nos olhos de quem vê
Outro ponto importante é a interpretação. Nosso cérebro, que ama padrões, destaca semelhanças e ignora diferenças menores. Isso pode ampliar a sensação de encontrar um sósia.
Foto: /Unsplash
Antes de ir...
Falando em genética, quer saber como o Darwinismo pode mudar tratamentos contra câncer e superbactérias?
Foto: Louis Reed/Unsplash
Curtiu?
Siga o Byte para ter acesso aos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia.
Foto: Flipar