Por que essas marcas querem diferenciar fotos geradas por IA

Gigantes como Sony, Canon e Nikon criam técnicas para gerar transparência

Foto: Canaltech

"Dedo-duro de IA"

As gigantes das câmeras fotográficas Nikon, Sony Group e Canon estão desenvolvendo tecnologias cada vez mais sofisticadas para identificar fotos feitas por inteligência artificial (IA).

Foto: Poder360

Assinatura digital inviolável

Essas fabricantes japonesas estão incorporando assinaturas digitais em imagens para distinguir fotos reais das criadas por inteligência artificial (IA).

Foto: Canaltech

DNA da foto

As assinaturas digitais invioláveis incluirão informações como data, hora, local e fotógrafo.

Foto: Tecnoblog

Tecnologia de autenticação

A Nikon, por exemplo, irá oferecer câmeras sem espelho com tecnologia de autenticação para fotojornalistas e outros profissionais. 

Foto: Tecnoblog

Qual o motivo?

Essas medidas, encabeçadas pelas grandes fabricantes de câmeras, surgem pela urgência de evitar falsificações cada vez mais realistas, que testam o julgamento tanto dos produtores de conteúdo quanto dos usuários.

Foto: Reprodução

Como funciona

A união de organizações de notícias globais, empresas de tecnologia e fabricantes de câmeras lançou a ferramenta chamada Verify para verificar imagens gratuitamente. Se uma imagem tiver assinatura digital, o site exibirá data, local e outras credenciais.

Foto: Flipar

Apertando o cerco

As assinaturas digitais partilham agora um padrão global utilizado pela Nikon, Sony e Canon. As empresas japonesas controlam cerca de 90% do mercado global de câmeras digitais.

Foto: Canaltech

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: Tecnoblog