Por que choramos quando cortamos cebola?

Formação de um gás volátil durante o corte deste alimento é o causador das lágrimas; entenda

Foto: Alto Astral

Cebola (Allium cepa)

Na cozinha, utilizamos o bulbo desta planta, que é basicamente o broto que fica embaixo da terra. A cebola absorve o enxofre da terra, o principal responsável por nos fazer chorar quando cortamos o alimento.

Foto: Receita Toda Hora

Células cortadas

Ao descascar e cortar uma cebola, cortamos suas células e liberamos uma grande quantidade de substâncias de seu interior.

Foto: Pixabay

Alinases

Dentre essas substâncias, estão as enzimas chamadas alinases, que entram em contato com óxidos sulfúricos da cebola (compostos de enxofre responsáveis por seu sabor e cheiro característicos).

Foto: Alto Astral

Gás volátil

Como esse gás é volátil, ele entra em contato com a umidade dos olhos e transforma-se em algo similar a um ácido. Isto gera o ardor nos olhos.

Foto: iStock

Lágrimas

Nossos olhos, por sua vez, reagem ativando as terminações nervosas das córneas fazendo as glândulas lacrimais produzirem as lágrimas, como um mecanismo de proteção ao ardor.

Foto: iStock

Não coce os olhos

Porém, chorar neste caso pode piorar a situação! A água entrará em contato com o sin-propanetiol-S-óxido e mais ácido sulfúrico será formado. Se esfregarmos os olhos com as mãos sujas de cebola, o problema se agrava!

Foto: Saúde em Dia

Como evitar

Coloque a cebola na geladeira meia hora antes de cortá-la, pois a temperatura baixa diminui a volatilidade dos tiocompostos. Além disso, mantenha a cebola na água antes de cortá-la, para que o tiocomposto se dissolva.

Foto: Receita Toda Hora

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais novidades e curiosidades sobre ciência, tecnologia e inovação. Acompanhe!

Foto: Alto Astral