Por que choramos quando cortamos cebola?

A prática não costuma emocionar, mas arranca lágrimas

Foto: Pixabay

Cortando cebola... e células

A explicação para a cebola nos fazer chorar é muito simples: quando a cortamos, algumas células delas se rompem e substâncias químicas são jogadas no ar.

Foto: Unsplash

A culpa é do enxofre!

Sob a ação de enzimas chamadas alinases, essas substâncias se transformam em compostos sulfurados. Eles então reagem transformando-se em gases de enxofre, capazes de irritar nossos olhos.

Foto: Unsplash

My eyes!

Entre os compostos sulfurados está o gás sin-propanetial-S-óxido (C H OS), que reage com a umidade dos nossos olhos e forma uma solução diluída de ácido, dando sensação de queimação e irritabilidade.

Foto: Reprodução

Proteção natural

Diante desse cenário caótico, o nosso organismo responde produzindo mais água nos olhos. Isso faz que o ácido seja diluído e a irritação passe.

Foto: Pixabay

O que pode ajudar?

Uma dica para melhorar o chororô na hora de cortar as cebolas é deixá-las de cinco a dez minutos dentro do congelador, pois isso diminui a velocidade com a qual os compostos sulfurados se formam.

Foto: Unsplash

Água!

Outra solução é lavar a cebola enquanto corta, porque a água reage com essas substâncias e faz com que elas não afetem nossos olhos.

Foto: Unsplash

Siga o Byte

Gostou? Que tal estar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência? Segue a gente!

Foto: Unsplash