Por que cabelos e unhas ficam preservados após a morte?

Assim como as múmias, cadáveres humanos mantêm cabelos e unhas por muito tempo

Foto: Flipar

Múmia cabeluda

Você deve ter visto recentemente a notícia de que pesquisadores encontraram uma múmia cabeluda no Peru. Estas descobertas são comuns na arqueologia!

Foto: Museu de Sitio Huaca Pucllana

Material resistente

Isso ocorre porque tanto o cabelo quanto a unha são feitos de queratina, um material altamente resistente. Ela é uma proteína fibrosa que apresenta como características a conformação rígida, elasticidade e impermeabilidade à água.

Foto: SpinOff

Queratina nos humanos e animais

De origem animal, a queratina é encontrada na epiderme dos vertebrados e em alguns anexos epidérmicos, como pelo, unha, cascos, penas e escamas.

Foto: freepik

Pode vir a desaparecer?

Unha e cabelo não são estruturas vivas do corpo, por isso não sentimos dor ao cortá-los. Mas, isso não significa que sejam eternos.

Foto: Flipar

Preservação do cadáver

A decomposição destas estruturas pode levar décadas ou séculos, a depender da forma como o corpo foi descartado. Quanto mais isolado o corpo, maior o tempo de sobrevivência de unhas e cabelos.

Foto: Flipar

Decomposição acelerada

O contato direto com o solo ou com a água acelera a degradação do corpo, pois estimula a manifestação de fungos e bactérias que se alimentam da queratina. Logo, acelera a decomposição de cabelos e unhas também.

Foto: Canaltech

Antes de ir...

E se a Terra tivesse dois sóis, como em Star Wars? Para a astronomia, isso é possível. Vem conferir!

Foto:

Siga Byte!

Curiosidades sobre ciência, medicina e tecnologia você confere acessando o Byte, do portal Terra. Acompanhe!

Foto: Flipar