Contato com fio
Você já deve ter visto um passarinho ou pombo nos fios de energia, mas eles não levam choque porque não há um potencial que faça surgir uma corrente elétrica — eles tocam a superfície com dois pontos.
Foto: Freepik
Choque
Para que os animais levem choque, é necessário que uma corrente elétrica passe pelo corpo — algo que gera desde pequenos formigamentos até a morte, dependendo de sua intensidade.
Foto: Freepik
Corrente elétrica
Materiais condutores de energia, como o cobre dos fios, têm elétrons livres que se mantêm em movimento desordenado. Quando há diferença de potencial entre cada ponta do fio, esses elétrons se alinham e formam a corrente elétrica.
Foto: freepik
Pássaros
Com os pássaros, por exemplo, ao tocar em dois pontos do fio, não há diferença de potencial entre as patas do pássaro, por isso, ele não é eletrocutado — agora se houver toque em qualquer outro objeto, como no poste, a carga elétrica certamente o matará.
Foto: Freepik
Pets e humanos
No caso de humanos ou pets, por exemplo, ao tocar em dois pontos do fio sem tocar em nenhum outro objeto, o resultado seria o mesmo — não haveria choque.
Foto: Portal EdiCase
Alta tensão
Mas o que ocorre é que, normalmente, humanos seguram o fio com uma única mão e cachorros e gatos usam a boca, além de estarem tocando o solo — ou seja, haveria choque.
Foto: Freepik
Siga o Byte
Gosta de curiosidades? Então siga o Byte e não perca nenhum conteúdo.
Foto: Freepik