Por que as estradas em serras e montanhas são curvas?

Será que construí-las retas seria mais simples?

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Segurança é prioridade

Estradas retas em declives acentuados são perigosas. Curvas, por outro lado, reduzem as velocidades e aumentam o controle dos veículos.

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Sobe e desce

Imagina caminhões pesados ou ônibus em ladeiras retas íngremes? As curvas tornam a subida mais gerenciável e segura.

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Menor desgaste

Montanhas enfrentam erosão pelo vento e clima. Já as estradas curvas minimizam o impacto e protegem o ambiente.

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Visibilidade nas curvas

É vital que as curvas sejam projetadas para segurança e visibilidade, permitindo que os motoristas vejam o que está à frente.

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Custo menor

Construir em montanhas é caro. Curvas podem reduzir gastos com terraplanagem, drenagem e desapropriações.

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Túneis ou curvas?

Para estradas com tráfego intenso, túneis podem ser uma opção, mesmo que mais caros. Mas para tráfego esporádico, curvas são mais econômicas.

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Respeito à natureza

Em vez de alterar drasticamente o ambiente, as curvas seguem o contorno natural, respeitando a paisagem e a ecologia.

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Veja também

Conheça o free flow, tecnologia que facilitará o pedágio e já está em testes no Brasil.

Foto: Divulgação CCR

Siga o Byte

Quer saber mais curiosidades sobre construções? Vem com a gente!

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons