Por que as estradas em serras e montanhas são curvas?
Será que construí-las retas seria mais simples?
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Segurança é prioridade
Estradas retas em declives acentuados são perigosas. Curvas, por outro lado, reduzem as velocidades e aumentam o controle dos veículos.
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Sobe e desce
Imagina caminhões pesados ou ônibus em ladeiras retas íngremes? As curvas tornam a subida mais gerenciável e segura.
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Menor desgaste
Montanhas enfrentam erosão pelo vento e clima. Já as estradas curvas minimizam o impacto e protegem o ambiente.
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Visibilidade nas curvas
É vital que as curvas sejam projetadas para segurança e visibilidade, permitindo que os motoristas vejam o que está à frente.
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Custo menor
Construir em montanhas é caro. Curvas podem reduzir gastos com terraplanagem, drenagem e desapropriações.
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Túneis ou curvas?
Para estradas com tráfego intenso, túneis podem ser uma opção, mesmo que mais caros. Mas para tráfego esporádico, curvas são mais econômicas.
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Respeito à natureza
Em vez de alterar drasticamente o ambiente, as curvas seguem o contorno natural, respeitando a paisagem e a ecologia.
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons
Veja também
Conheça o free flow, tecnologia que facilitará o pedágio e já está em testes no Brasil.
Foto: Divulgação CCR
Siga o Byte
Quer saber mais curiosidades sobre construções? Vem com a gente!
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons