Choque térmico
Antes é preciso entender por que os vidros quebram com o calor. Isso ocorre porque vidros menores tendem a esquentar ou a esfriar de forma mais homogênea que vidros extensos.
Foto: VivaDecora
Estilhaços
Com isso, a diferença de temperatura entre as duas extremidades do vidro pode causar sua quebra. Pois, com a alta temperatura, o vidro se expande algumas frações de milímetros.
Foto: BBC News Brasil
Vidro temperado
Para evitar esse acidente, a alternativa é optar pelos vidros temperados, que podem suportar altas temperaturas e são 5x mais resistentes que os vidros normais.
Foto: Prismatic
Têmpera
Durante o processo de têmpera, que origina o nome do vidro temperado, ele é exposto a uma temperatura de 700 Cº, até atingir o estado de plástico.
Foto: VivaDecora
Mais seguro
Após este processo, o vidro é resfriado de maneira brusca, passando de vidro comum a vidro temperado e se torna mais resistente ao calor e a fortes impactos.
Foto: VivaDecora
Mas, cuidado
Não é por ser temperado que o vidro está imune a quebras, alguns problemas de fabricação ou instalação podem fragiliz-alo. Fique atento!
Foto: Reprodução
Siga Byte!
Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais novidades e curiosidades sobre ciência, tecnologia e inovação. Acompanhe!
Foto: Reprodução