Como se formam?
Antes de falarmos sobre o cheiro de cada pum, vale lembrar que eles se formam no aparelho digestivo após a fermentação de alguns alimentos no intestino. Isso ocorre para a absorção de vitaminas e sais minerais da comida.
Foto: Saúde em Dia
Bactérias
Os gases são produzidos pelas bactérias do intestino. Alguns alimentos produzem mais, especialmente os com fibras, que são mais atraentes para os microorganismos. Feijão, leite, brócolis, repolho e ovo são bons exemplos.
Foto: Canaltech
Por que alguns puns são mais fedidos?
Sim, tem a ver com o que comemos. Os alimentos gordurosos intensificam a quantidade de ácidos graxos, mas também têm o tipo de flora bacteriana e a produção de enxofre durante o processo de fermentação no intestino.
Foto: Boa Saúde
Sulfeto de hidrogênio
A intensificação do odor em si se dá pela presença do sulfeto de hidrogênio. A presença desse gás está relacionada ao consumo de um aminoácido chamado cisteína, encontrado em carnes, lacticínios, ovos e outras proteínas.
Foto: Deutsche Welle
Proteína em excesso!
Fisiculturistas que consomem a proteína em pó podem, sim, ter puns mais fedidos. Mas dietas ricas em fibras e carboidratos também contribuem para a formação de flatos fedidos, embora em menor intensidade que a proteína.
Foto: magnez2
Aumentam a quantidade
Esses alimentos ricos em fibras e carboidratos aumentam a frequência dos gases, que não ficam tão concentrados. Além disso, as fibras absorvem a água presente no intestino, o que dificulta a produção pelas bactérias do sulfeto de hidrogênio.
Foto: Personare
Por que algumas pessoas soltam puns mais fedidos?
Culpa da disbiose, um desequilíbrio entre tipos de bactérias benéficas e patogênicas no intestino, que não digere e absorve bem os nutrientes. Ou seja, a formação de gases é diferente em cada indivíduo, independentemente da alimentação.
Foto: Canaltech
Fique atento!
Vale ir a um médico checar se você acha que tem algo anormal com seus puns. Além da digestão, as causas podem estar ligadas a doenças como câncer colorretal, parasitoses e intolerância ao glúten e à lactose. Não tenha vergonha de procurar ajuda!
Foto: luis_molinero via Freepik
Siga Byte!
Na editoria Byte você encontra diariamente as novidades em ciência, tecnologia e inovação. Não esqueça de nos seguir nas redes sociais!
Foto: katemangostar via Freepik