Cérebros diferentes
Há divergências de estudos sobre o assunto, mas em geral a ciência entende que os cérebros de pessoas destras e canhotas funcionam de forma diferente.
Foto: Unsplash
Fera em matemática?
Nosso hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo e controla a organização espacial, a matemática e a categorização das experiências pela memória. Por isso, canhotos podem ter essas características mais apuradas.
Foto: Pixabay
Lado mais sensível
Enquanto isso, nosso hemisfério esquerdo do cérebro, mais desenvolvido em destros, é responsável por emoções, fala, reconhecimento de imagens e criatividade artística e musical.
Foto: Pixabay
Gravidez turbulenta
Estudos do Canadá e da Dinamarca mostram que mães que passaram por lutos ou turbulências na gravidez têm mais chances de terem um filho canhoto.
Foto: Boa Saúde
Os velhos hormônios
Uma das explicações possíveis para uma criança nascer canhota, de acordo com neurologistas, são os altos níveis de testosterona produzidos na gravidez, que aumentam com a idade.
Foto: Pixabay
O gene
Pesquisadores de Oxford concluíram que o gene LRRTM1 é capaz de desenvolver mais o hemisfério direito do cérebro dos canhotos e também traria risco maior de esquizofrenia. Mas a teoria não é consenso.
Foto: Pixabay
De pais para filhos
Independentemente do gene, a hereditariedade conta: famílias com canhotos têm 75% de chances de gerarem outro filho neste perfil.
Foto: Pixabay
Há quem discorde
Já pesquisadores da Ruhr-Universität Bochum (Alemanha) defendem que a resposta está na medula espinhal. A preferência nas mãos começaria na oitava semana da gestação, antes do cérebro se formar completamente.
Foto: Unsplash
Siga o Byte
Gostou dessas explicações? Segue o Terra Byte para mais conteúdos como esse!
Foto: Pixabay