Por que a sal-gema é tão valiosa?

Exploração do minério causou afundamento do solo em Maceió

Foto: Freepik

O que é?

O sal-gema, uma variação do sal de cozinha, é encontrado em depósitos subterrâneos que se formaram ao longo de milênios pela evaporação de porções do oceano. Já o sal de cozinha comum é extraído da superfície do mar.

Foto: Pexels

Usos

Também conhecido por Halita, o sal-gema é muito presente na indústria química e está na produção de soda cáustica, ácido clorídrico, bicarbonato de sódio, sabão, detergente e pasta de dente, entre outros produtos de limpeza e higiene.

Foto: Pexels

Situação de Maceió

Em novembro, a prefeitura de Maceió declarou estado de emergência devido ao iminente colapso em uma das minas de sal-gema exploradas pela petroquímica Braskem no bairro do Mutange. A empresa confirmou a possibilidade de desabamento da área, mas também é possível que o solo se acomode.

Foto: Pexels

Sobre a extração

A extração de sal-gema em Maceió iniciou-se na década de 1970 para a produção de PVC. Há mais de uma década que os órgãos de fiscalização alertam sobre o risco de desabamento do solo.

Foto: Pexels

Complicações

Como resultado, mais de 14 mil imóveis foram desocupados, forçando cerca de 60 mil pessoas a abandonarem suas casas nas áreas próximas às minas na capital alagoana.

Foto: Wikimedia Commons

1.200 metros de profundidade

O afundamento do solo pode criar uma cratera com o mesmo tamanho do estádio do Maracanã no Rio de Janeiro. Isso acontece por conta do método de extração. Na mina de Maceió, o sal-gema é retirado de uma profundidade de 1,200 metros, equivalente à altura de um prédio de 39 andares.

Foto: EBC

Participação de mercado

Os dados da Agência Nacional de Mineração (ANM) mostram que houve aproximadamente 7 milhões de toneladas de sal-gema extraídas só em 2022. O Brasil está entre os 10 maiores produtores do minério no mundo.

Foto: Pexels

Siga o Byte

Veja mais informações sobre ciências e outras notícias no Byte!

Foto: Pexels