Por que a lua cheia de abril é uma "Lua Rosa”?
Spoiler: não, o satélite não muda de cor. Mas a história é bastante curiosa
Foto: Dylan Sauerwein/Unsplash
Rosa, "pero no mucho"
Uma "lua cheia rosa" poderá ser vista nesta quinta-feira (6) em todo o Brasil, de acordo com a Nasa. Mas apesar do nome "rosa" e de algumas imagens que circulam na web, o satélite não muda de cor neste período.
Foto: Twitter @martaas1991
Mas por que rosa?
Segundo a CNN, os povos nativos dos EUA deram este nome porque a Phlox subulata, uma flor silvestre rosa nativa do leste da América do Norte, floresce nesta época do ano, quando é primavera no Hemisfério Norte.
Foto: Twitter @AJamesMcCarthy
Lua Pascal
No calendário cristão, estamos na Lua Pascal. É a partir dela que se calcula a data da Páscoa. O feriado cristão é celebrado no primeiro domingo após a primeira lua cheia da primavera, de acordo com a tradição.
Foto: Facebook @stonehengedronescapes
Ficou interessado? Atenção ao céu!
Não é preciso nenhum equipamento especial para observar o fenômeno. Basta olhar para o céu quando a Lua surgir no horizonte, por volta das 01h37 da manhã (no horário de Brasília).
Foto: Twitter @JanRaphaeli
Outras luas cheias de 2023
O ano ainda reserva outras luas cheias com nomes curiosos, como Lua das Flores (maio), Lua Azul (agosto) e Lua do Casotr (novembro). Lembrando que esses nomes em sua maioria são adotados na América do Norte.
Foto: Twitter @deathbyjules
Siga Byte
Quer saber mais sobre astronomia? Vem com a gente!
Foto: Perfil Brasil