Por que a Anvisa proibiu a venda do álcool 70%?

Produto na versão líquida deixará de ser vendido no Brasil em 30 de abril

Foto: Banda B

Decisão

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que a venda de álcool líquido 70% será proibida a partir de 30 de abril.

Foto: Poder360

Álcool gel pode!

A medida é válida para o álcool líquido, sendo assim, fica mantida a comercialização do álcool 70% em gel e do álcool em concentração inferior a 54º GL (graus Gay-Lussac, que indicam a quantidade a um litro de álcool puro etanol presente em cada 100 partes da solução).

Foto: Canaltech

Riscos

Além de inflamáveis — podendo provocar explosões e incêndios — o álcool 70% pode ser tóxico para exposições de longo período, causando a destruição de parte do sistema nervoso central.

Foto: Freepik

Por que foi proibido?

A comercialização do produto já era proibida há mais de 20 anos devido à alta inflamabilidade, porém, foi flexibilizada pela agência em 2020 devido à pandemia da covid-19.

Foto:

Sonolência e outras consequências

Em exposições mais curtas, o álcool 70% pode causar sonolência e outros efeitos que diminuem a capacidade de reação do indivíduo exposto.

Foto: Prostock-studio / Adobe Stock

Alternativas ao álcool 70%

Comumente utilizado para limpeza, o álcool 70% pode ser substituído por outros produtos na hora da faxina. Confira as opções no link abaixo:

Foto: Alto Astral

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: Flipar