Por que 2024 será o melhor ano para ver auroras boreais?

Especialistas afirmam que próximos cinco anos serão época boa

Foto: Domínio público

Padrão solar

O Sol segue um padrão, conhecido como ciclo solar, de aproximadamente 11 anos. Este fenômeno desempenha um papel crucial na formação das auroras boreais.

Foto: Freepik

Momento especial do ciclo

Especialistas esperam que 2024 seja um momento excepcional dentro do ciclo. O que pode levar a auroras incríveis, já que as atividades solares estarão no auge do padrão.

Foto: PxHere

Mais nuances

Outros fatores cósmicos como tempestades solares, que vão ocorrer em 2024, tornam o momento ainda mais único. As erupções na superfície do Sol soltam um bom número de partículas solares no espaço, o que pode levar a auroras boreais incríveis.

Foto: Freepik

Como as auroras surgem?

Conhecidas como aurora boreal no hemisfério norte e aurora austral no hemisfério sul, elas acontecem quando essas partículas entram na atmosfera da Terra em altas velocidades. Assim, elas criam cortinas coloridas de luz no céu, graças ao campo magnético do planeta.

Foto: PxHere

Acompanhamento solar

A chave para presenciar esses fenômenos reside na atividade solar. Ou seja, quanto mais ativo o Sol, maiores as chances de ver a aurora boreal. Desde o último período mínimo solar em dezembro de 2019, o Sol tem gradualmente aumentado sua intensidade.

Foto: PxHere

E quando acontece?

Com base em registros históricos, estatísticas e modelos solares, o site Space prevê que o ápice da atividade do Sol deve acontecer entre o final de 2023 e o início de 2025. Já o Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos EUA, sugere que o máximo solar pode acontecer entre janeiro e outubro de 2024.

Foto: PixaBay

Segurança

Para avistar uma aurora, é indicado monitorar a atividade solar através de fontes confiáveis, como Centro de Previsão Meteorológica Espacial da NOAA. Também existem aplicativos que entregam alertas e informações em tempo real sobre as atividades solares.

Foto: Pexels

Siga o Byte!

Veja mais notícias sobre tecnologia e ciência.

Foto: Freepik