Proibição
Modelos de TV 8K foram proibidos na Europa desde 1º de março. Isso fez parte de medidas de estímulo ao consumo sustentável da região. Além disso, é estratégico para lidar com a crise energética agravada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia.
Foto: Meio Bit
Mas o que são?
As TVs 8K são televisões de alta resolução que proporcionam imagens muito nítidas e detalhadas, oferecendo uma experiência visual imersiva para o espectaor.
Foto: Tecnoblog
Muito pixel
Elas oferecem uma densidade de pixels muito maior do que as TVs de resolução inferior, como as TVs 4K ou Full HD. A resolução 8K é de 7.680 x 4.320 pixels, o que resulta em uma imagem mais nítida, com detalhes mais precisos.
Foto: Estadão Conteúdo
Finalidade
A principal finalidade de uma TV 8K é proporcionar uma experiência visual mais imersiva e realista. No Brasil, por exemplo são usadas para conteúdos em alta definição, como filmes, programas de TV e jogos de Playstation 5.
Foto: Tecnoblog
Melhora
As TVs 8K ainda podem melhorar imagens de resolução inferior, como os de resolução 4K ou Full HD. Elas usam técnicas de upscaling para aumentar a qualidade da imagem menor, suavizando bordas, melhorando a nitidez e reduzindo o ruído visual.
Foto: Tecnoblog
No entanto...
Os vídeos nativos em resolução 8K ainda são poucos, já que a maioria dos conteúdos ainda são produzidos em resoluções mais baixas. Streamings como Netflix, Prime Video e HBO Max ainda não contam com essa qualidade.
Foto: freepik
Por isso...
Uma TV 8K pode não fornecer benefícios significativos em relação a uma TV 4K ou mesmo a uma Full HD, a menos que você tenha acesso a conteúdo 8K.
Foto: pexels
Siga o Byte
Quer ficar por dentro das novidades que envolvem TV 8k? Então siga o Byte e não perca nenhum conteúdo.
Foto: pexels