Já tinha ouvido falar?
No TikTok, a hashtag #tonguescraper (raspador de língua, em inglês) acumula mais de 169 milhões de visualizações, e os vídeos são postados pelos mais diferentes perfis de usuários.
Foto: kues1
Qual a finalidade do raspador?
Remover a camada branca ou amarelada que se forma na língua. Conhecida como saburra lingual, ela é composta pelo acúmulo de bactérias, células mortas, fungos e restos de alimentos que causam mau hálito.
Foto: Wayhomestudio
Escova de dentes não basta?
Alguns especialistas defendem que apenas a escovação diária não é suficiente para remover essa camada. Por isso, indicam a raspagem pela manhã, após acordar.
Foto: Freepik
Comprovação científica
Apesar da popularidade do raspador de língua, ainda não há evidências científicas sobre a eficácia para o combate do mau hálito. Mas, especialistas dizem que a prática pode ser benéfica e não causa danos.
Foto: kues1
Qual melhor raspador?
Para quem busca raspar a língua, existem diferentes tipos de raspadores no mercado, incluindo versões de aço inoxidável, silicone ou mesmo de plástico. Vale observar qual o modelo que o usuário melhor se adapta.
Foto: wayhomestudio via Freepik
Medicina ayurveda
Os raspadores de língua de cobre são recomendados pelo antigo modelo de saúde ayurveda — surgido na Índia e Paquistão — porque o metal tem propriedades antibacterianas. Além disso, o cobre não corrói e não é quimicamente muito reativo.
Foto: Divulgação/Yogateria
Como usar?
A pessoa deve abrir a boca e pressionar levemente a parte curva do raspador sobre a língua, como se estivesse puxando a saburra dela. O movimento pode ser repetido de três a quatro vezes. Em seguida, basta lavá-lo com água corrente.
Foto: Divulgação/Yogateria
Siga Byte!
As principais notícias sobre ciência, saúde e tecnologia você encontra na editoria Byte, acompanhe!
Foto: Viva Saúde