Cilada matemática
A Antiguidade lidou com problemas matemáticos aparentemente simples, mas impossíveis de resolver até os avanços em geometria analítica, álgebra, cálculo e teoria dos números.
Foto: Wikimedia Commons
Quadratura do Círculo
Um deles era transformar um círculo em um quadrado com a mesma área, usando apenas régua e compasso. Parece factível, mas esconde uma complexidade.
Foto: Wikimedia Commons
O π da questão
Este problema persistiu até entendermos profundamente o número π, revelando que, como o π não pode ser representado como a maioria dos números comuns, o desafio era impossível com o conhecimento da época.
Foto: Reprodução
Trissecção do Ângulo
Outra treta para os antigos: dividir qualquer ângulo em três partes iguais com simples régua e compasso.
Compasso, compasso meu...
A solução geral fugia das possibilidades daquela época. Com um compasso, ferramenta básica, conseguimos dividir um ângulo em dois. Agora, em três... nada feito.
Foto: Wikimedia Commons
Polígonos Regulares
Dividir um círculo em partes iguais para criar polígonos regulares com ferramentas básicas era outro desafio. Como fazer isso com polígonos de 17 lados? Mistério.
Meu nome é Gauss 🎶 🎶
Quem mais avançou nisso foi o matemático Karl Friedrich Gauss, mas ele só conseguiu uma solução parcial para o problema. A resposta definitiva teve que esperar por avanços na matemática.
Foto: Wikimedia Commons
Antes de ir...
Você sabia que a pirâmide mais antiga do mundo pode estar "escondida" fora do Egito?
Foto: Osama Elsayed/Unsplash
Curtiu?
Siga o Byte para ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia.
Foto: Unsplash