Por que crescem?
Ao contrário da maioria das espécies, que param de crescer quando atingem a maturidade, alguns animais continuam a aumentar de tamanho ou peso sem um limite predefinido. Na biologia, isso se chama "crescimento indeterminado".
Foto: Elias Levy, CC BY 2.0 via Wikimedia Commons0796397)]]
Peixe-lua
Essas criaturas marinhas podem crescer continuamente durante toda a sua vida. Eles são conhecidos por serem os maiores peixes ósseos do mundo.
Foto: Wikimedia Commons
Tartarugas
Algumas espécies de tartarugas continuam a crescer à medida que envelhecem, especialmente aquelas que possuem cascos compostos por ossos e cartilagens. A tartaruga-de-couro é um exemplo.
Foto: Wikimedia Commons
Lagostas
Lagostas são conhecidas por crescerem continuamente ao longo de suas vidas. Elas passam por múltiplas mudanças de exoesqueleto, o que permite um crescimento contínuo.
Foto: wikipedia
Caranguejos-eremitas
Estes caranguejos, que habitam conchas de moluscos vazias, continuam a crescer ao longo de suas vidas e mudam de conchas à medida que crescem.
Foto: wikipedia
Serpentes
As serpentes também são capazes de crescer ao longo de suas vidas. Seu desenvolvimento geralmente depende da disponibilidade de alimentos e de outros fatores ambientais.
Foto: Flipar
Peixes dourados
Em cativeiro, os peixes dourados podem crescer continuamente, mas isso pode ser reduzido em ambientes naturais devido a fatores como a disponibilidade de alimentos e espaço.
Foto: Wikimedia Commons
Siga o Byte
Continue acompanhando o Byte para saber mais sobre a biologia dos animais.
Foto: Flipar