O que gera o calor do corpo humano?

Há uma parte do nosso cérebro que é a responsável por controlar a temperatura do corpo humano, como um termostato biológico

Foto: Kamran Aydinov / Freepik

Temperatura

A temperatura interna normal do corpo humano fica entre os 36ºC e os 37ºC, podendo variar até 0,6ºC para mais ou menos.

Foto: Portal EdiCase

Hipotálamo

Existe uma parte do nosso cérebro chamada de hipotálamo, ela é a responsável por controlar a temperatura do corpo humano, como se fosse um termostato biológico

Foto: BBC News Brasil

Controle do corpo

Esta parte do cérebro faz o controle do metabolismo, da fome, da sede e dos ciclos circadianos. Um dos modos que o hipotálamo tem de fazer esse controle é baixando e aumentando a temperatura corporal.

Foto: Saúde em Dia

Células em ação!

O calor do nosso corpo é produzido como resultado do trabalho das células, especialmente as do coração, dos músculos, do cérebro e do fígado, e é distribuído para os outros tecidos através do sangue.

Foto: Canaltech

Há mais formas de gerar o calor humano

Tanto o hipotálamo quanto fatores externos podem fazer com que a temperatura interna do nosso corpo aumente.

Foto: Alex Ferro/Especial para o Terra

Exercícios

Quando praticamos alguma atividade física, é normal haver um excesso de trabalho por parte das células dos órgãos. Com isso, existe também uma produção bem maior de calor .

Foto: Boa Forma

Hormônios

Em mulheres, ainda é comum que no período pré-ovulatório a temperatura do corpo baixe até 0,5ºC, e aumente nessa mesma quantidade durante a ovulação e na segunda metade do ciclo.

Foto: Maravic

Cuidados

Exposição ao sol muito forte, especialmente em climas úmidos, que dificultam a dispersão de calor através do suor, são agentes perigosos da hipertermia. Comer muito e se expor a ambientes muito quentes, ainda mais se a digestão envolve proteínas, é outra situação de risco.

Foto: Saúde em Dia

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: Flipar