O que é nuvem soberana?

Entenda o que é e porque ela é tão importante

Foto: Freepik

Sobre a nuvem

A expressão "nuvem soberana" se refere aos dados e os serviços que são mantidos dentro das fronteiras de um país ou região específica. Normalmente, ela aborda questões de segurança, privacidade ou conformidade regulatória

Foto: Flipar

Leis

Algumas das leis que já existem são a Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da Europa, a Lei de Privacidade da Austrália, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) do Brasil, entre várias outras.

Foto: Flipar

Segurança

As regulamentações podem ser complexas e confusas, variando de país para país. Além disso, o cenário de ameaças contra essa segurança de dados está em sempre mudando.

Foto: Canaltech

Origem da nuvem soberana

Com a demanda de sempre acompanhar esse cenário, veio a criação da nuvem soberana.

Foto: Standret via Freepik

Origem da nuvem soberana

A nuvem soberana serve como uma solução que abriga dados sensíveis e permite que governos e organizações locais controlem informações críticas, as deixando seguras contra ameaças.

Foto: Flipar

O que a nuvem faz

A nuvem soberana permite a criptografia para armazenamento de dados, assim como seu compartilhamento de forma segura; monitoramento e auditoria para detectar ameaças; identidade e acesso para controlar quem entra ou acessa os dados; e mais.

Foto:

Tecnologia

Ainda, empresas que implementam a tecnologia ganham benefícios de credibilidade sobre a segurança de suas informações e tem mais facilidade de adaptar novos sistemas.

Foto:

Siga o Byte!

Veja mais sobre ciência, tecnologia e inovação no Byte, editoria do Terra

Foto: Unsplash