O que é matéria escura?

Ela pode ser formada por objetos compactos e supermassivos, como buracos negros

Foto: Tecmundo

Definição

Ela compõe boa parte do Universo. Não emite, absorve ou reflete luz, sendo impossível de observar diretamente. Sua presença é inferida por seus efeitos gravitacionais na matéria visível, como estrelas e galáxias.

Foto: Tecmundo

Evidências

A curva na rotação das galáxias, com estrelas que giram mais rápido na borda do que o esperado e a ocultação da luz por objetos massivos, são algumas das evidências. Além da dinâmica de aglomerados de galáxias, que apresentam movimento de uma massa maior do que a visível.

Foto: Canaltech

Propriedades

A matéria escura interage apenas gravitacionalmente com a matéria visível e consigo mesma (ou muito pouco). Não se agrupa em pequenas galáxias, mas se concentra em sistemas maiores.

Foto: BBC News Brasil

Desafios em entendê-la

A natureza exata ainda é desconhecida. Vários candidatos se mostram como matéria escura, mas nenhuma detecção foi definitiva. Alguns experimentos em andamento ainda buscam uma resposta.

Foto: Canaltech

Curiosidades

1. Cientistas estimam que a matéria escura seja 5 vezes mais abundante que a matéria visível. 2. Se a matéria escura fosse visível, o céu noturno seria muito mais brilhante. 3. A busca por matéria escura é um dos maiores desafios da física moderna.

Foto: Canaltech

Siga o Byte

Se você quer descobrir curiosidades dos cosmos, então siga o Byte.

Foto: Personare