Definição
A energia nuclear é a energia liberada pelo núcleo de átomos que sofrem a desintegração de suas partículas.
Foto: Unsplash
Além das guerras
Os primeiros usos para fins pacíficos ocorreram após a 2ª Guerra Mundial e das bombas atômicas no Japão. Desde então, o uso das chamadas radiações ionizantes se dá em setores de saúde, alimentos e pesquisa de petróleo.
Foto: VWakalate/Freepik
Energia elétrica
Uma das principais funções da energia nuclear é a geração de energia elétrica nas usinas termonucleares. O processo exige a reação no núcleo do átomo, que pode acontecer de maneira espontânea ou induzida.
Foto: Freepik
Fissão e fusão nuclear
Há dois tipos de energia nuclear. A fissão acontece quando núcleos de átomos instáveis se desintegram, dando origem a novos núcleos. E a fusão é a junção de um ou mais núcleos atômicos. Trata-se do processo que acontece nas estrelas.
Foto: Rawpixel/Freepik
Riscos oferecidos
Apesar das diversas utilidades, a energia elétrica oferece perigos para a natureza e para a saúde humana. Um dos riscos é o da ocorrência de um acidente nuclear, como os tristes episódios de Chernobyl, na Ucrânia, e Fukushima, no Japão.
Foto: Wikimedia Commons
Principal elemento da energia nuclear
O urânio é uma das principais fontes para obter a energia nuclear. Seu potencial energético supera o do petróleo e de outros materiais fósseis. Meio quilo de urânio gera tanta energia quanto 1.360 toneladas de carvão.
Foto: Wikimedia Commons
Reserva de urânio no Brasil
O país possui a sexta maior reserva de urânio do mundo e ainda não foi analisado todo o território nacional, segundo o Centro Estadual para Gerenciamento de Emergência Nuclear do RJ.
Foto: Eletronuclear
Siga Byte
Quer saber mais? Acompanhe as informações sobre esse assunto e outras formas de geração de energia.
Foto: Freepik