O que é?
A teoria das cordas é uma ideia da física moderna que propõe que as partículas fundamentais da natureza são parecidas com cordas microscópicas vibrantes, em vez de partículas pontuais como prótons, elétrons e nêutrons.
Foto: Unsplash
Vibração determinante
Ao vibrarem, tais cordas originam as partículas subatômicas e determinam suas propriedades. Para cada partícula do universo, existe um padrão de vibração particular das cordas.
Foto: Unsplash
Teoria de tudo?
A teoria das cordas tem como objetivo unificar duas teorias aparentemente contraditórias, que descrevem aspectos diferentes da mesma natureza: a relatividade geral e a mecânica quântica.
Foto: Unsplash
Dimensões do universo
Essa ideia das cordas sugere que o universo tem mais dimensões do que espaço, largura e comprimento, o que pode ajudar a explicar algumas propriedades misteriosas da física.
Foto: Unsplash
11 dimensões
Segundo a teoria, seriam 11 dimensões: 3 espaciais (altura, largura e comprimento), 1 temporal (tempo) e 7 dimensões atribuídas a outras propriedades, como massa e carga elétrica.
Foto: Unsplash
Teoria promissora
Ainda não há evidências diretas para apoiar a teoria, mas ela é considerada uma possibilidade promissora para uma explicação que unifique todas as forças da natureza em uma única estrutura matemática.
Foto: Unsplash
Siga o Byte
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência, tecnologia e inovação?
Foto: Unsplash