Pensamentos pensantes
Cientistas tentam há muito tempo entender como os dinossauros viviam e, consequentemente, pensavam. Estudando o cérebro dessas criaturas, eles chegaram a alguns pontos centrais.
Foto: Pixabay
Neurônios na lupa
Alguns pesquisadores afirmam que o número elevado de neurônios de dinossauros de grande porte, como o Tiranossauro Rex, sugere inteligência com ferramentas e planejamento.
Foto: Unsplash
Inteligência avançada
Um estudo publicado na Journal of Applied Neurology afirma, inclusive, que o T-Rex era tão inteligente quanto babuínos. A conclusão é da neurocientista e bióloga brasileira Suzana Herculano-Houzel, da Universidade de Vanderbilt, nos EUA.
Foto: Mac Cervantes/Unsplash
Calma lá
Por outro lado, pares da comunidade científica também argumentam que, além do número de neurônios, temos que observar a arquitetura cerebral dos dinossauros.
Foto: Pixabay
De olho nos antepassados
À Scientific American, o pesquisador Anton Reiner afirma que a forma como os cérebros de aves e mamíferos diferem na organização indica que os dinos talvez não teriam habilidades cognitivas semelhantes às nossas.
Foto: Pixabay
Menos é mais
Uma organização menos compacta dos neurônios faria com que o cérebro dos dinossauros não se beneficiasse tanto assim de tamanhos maiores, segundo o pesquisador. Uma inteligência comparável à nossa seria, portanto, improvável.
Foto: Reprodução/Museu de História Natural
Saiba mais
Como seriam os dinossauros se nunca tivessem sido extintos? Talvez um pouco "humanos"? Passado evolutivo indica que não.
Foto: Pixabay
Antes de ir...
Novo estudo sugere que antepassado do ser humano conviveu, por um breve período, com dinossauros.
Foto: Stephen Leonardi/Unsplash
Siga o Byte
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Segue a gente!
Foto: Pixabay