Mais poderoso da América Latina: veja como é o novo caça da FAB

O caça-sueco F-39 Gripen E/F começou a ser produzido no Brasil

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Linha de montagem 🟢🟡

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inaugurou, na terça-feira, 9, a linha de montagem do caça Gripen, a mais moderna aeronave em operação na América Latina e que, a partir de agora, também será montada no Brasil.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Desenvolvimento aéreo ✈

Com a compra dos caças, a Força Aérea Brasileira (FAB) receberá tecnologia da Suécia, além de dois anos de treinamento para os 350 profissionais que vão cuidar da montagem dos aviões.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O que o Gripen tem? 🤔

Mas afinal, o que torna este caça tão importante e poderoso? O comandante da FAB, brigadeiro Marcelo Damasceno, disse que "entramos no seleto grupo de países que detêm a capacidade de construir aeronaves supersônicas".

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Características ✔

Armado, o F-39 Gripen E/F possui alcance de 1.100 km e vazio, de 4.000 km. A velocidade da aeronave pode chegar a 2.400 km/h. Para efeitos de comparação, um avião comercial tem velocidade em torno de 850 km/h.

Foto: Reprodução/TV Brasil

Ali na esquina ↪

Se a velocidade é maior, então o tempo de deslocamento é menor, claro. A viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro duraria apenas 12 minutos a bordo de um caça como esse.

Foto: Divulgação/FAB

Só para olhar 👀

Mas não pense em pegar uma carona nele. O Gripen F-39 só tem espaço para uma pessoa na cabine. Além disso, uma viagem neste caça sairia bem mais cara do que uma saidinha de táxi: a hora de voo custa R$ 4,5 mil.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

E quanto custa? 💰

O contrato de renovação da frota de caças brasileiros assinado entre a fabricante sueca e o governo brasileiro é de 2014. Inicialmente, foi prevista a compra de 36 caças por R$ 20 bilhões - mas, hoje, a FAB estuda a compra de mais 26.

Foto: Reprodução/TV Brasil

Acompanhe o Terra!

O Terra produz conteúdos diariamente para você. Acesse o site e as redes sociais.

Foto: Ricardo Stuckert/PR