Independência do Brasil: como são aviões da Esquadrilha da Fumaça, destaque do desfile

Conheça atração do 7 de Setembro em Brasília (DF)

Foto: Canaltech

Solenidade

O desfile cívico de 7 de Setembro deve reunir cerca de 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios, segundo previsão da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Foto: Reuters

Forças Armadas

O evento terá a passagem das tropas das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), com veículos e aeronaves. E o ponto alto fica por conta do tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, da FAB.

Foto: Agência Brasil

Histórico

Criado em 1952, o Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, é responsável pela divulgação da Força Aérea Brasileira (FAB) no Brasil e no mundo.

Foto: Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça

T-27 tucano

Composta por 12 pilotos altamente treinados e capacitados, a Esquadrilha da Fumaça operou por 30 anos com a aeronave T-27 Tucano, projetada e fabricada pela Embraer, e realizou, em média, 100 demonstrações por ano.

Foto: Divulgação

Mais de 50 acrobacias

A esquadrilha realizou, em média, 100 demonstrações por ano. Em cada uma delas, o público pode acompanhar uma série de 55 acrobacias de alta performance que inclui o voo de dorso, "especialidade da equipe fumaceira", diz a FAB.

Foto: Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça

A-29 Super Tucano

Em 2013, o Esquadrão implementou o A-29 Super Tucano, também fabricado pela Embraer. "Mais moderna e compatível com o atual contexto tecnológico, a aeronave representa o início de uma nova era caracterizada pela inovação e pelo progresso".

Foto: Divulgação

Aeronaves

Historicamente, a Esquadrilha da Fumaça utilizou cinco modelos diferentes de aviões: North American T-6 Texan, T-24 Super Fouga Magister, T-25 Universal , T-27 Tucano e o atual A-29 Super Tucano.

Foto: FAB

Características

A A-29 Super Tucano é uma aeronave turboélice de ataque leve e treinamento avançado. Concebida para atender aos requisitos operacionais da FAB, é capaz de operar na Amazônia e de treinar pilotos de caça.

Foto: Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça

Detalhes técnicos

Monoplano, asa baixa e monomotor turboélice, o A-29 Super Tucano tem 11,30 m de comprimento; altura: 3,97 m; peso vazio: 3.200 kg; peso máximo de decolagem: 5.400 kg; velocidade máxima nivelada: 590 km/h; velocidade de cruzeiro: 520 km/h; autonomia: 3 h 20 min (tanques internos).

Foto: Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça

Siga Byte!

No Byte você confere as principais notícias sobre ciência, tecnologia e inovação!

Foto: Comunicação Social da Esquadrilha da Fumaça