Existe verão em outros planetas?

Quantidade e característica das estações muda de acordo com cada planeta, entenda:

Foto: Tecmundo

Duas estações

Assim como na Terra, os demais planetas do nosso sistema solar também têm estações, afinal eles giram em torno do Sol. Mas, alguns apresentam apenas duas estações: verão a inverno. Isso porque as condições destes planetas permitem apenas calor ou frio. Não há geografia para folhas e flores.

Foto: Tecmundo

Por que existem as estações?

O movimento do planeta Terra em torno do Sol, dura um ano. Esse movimento é chamado de translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.

Foto: Canaltech

Quatro estações

Os outros planetas que giram em torno do Sol também têm estações do ano, que são determinadas da mesma maneira que as da Terra. Em Marte, por exemplo, existem as 4 estações, como aqui.

Foto: Portal EdiCase

Como é o verão em Marte?

Enquanto na Terra temos 89 dias de inverno e 93 de verão, no hemisfério norte de Marte, o inverno dura 154 dias, e o verão, 178. Mas, o verão marciano não é sinônimo de calor: as temperaturas variam de zero a 70 graus negativos.

Foto: Flipar

Isso ocorre porque...

a atmosfera de Marte fica mais fina quando está mais próximo do Sol e começa o inverno no polo Norte do planeta. As temperaturas são tão baixas que o dióxido de carbono, principal componente da atmosfera, congela e cai no solo.

Foto: iStock

Já em Urano...

cada estação dura 20 ano, já que o eixo de rotação desse planeta tem inclinação de 82 graus. Um ano em Urano equivale a 84 anos da Terra. Cada polo do planeta passa mais de 20 anos terrestres na escuridão enquanto o sol brilha no polo oposto.

Foto: Nasa

Mercúrio

Neste planeta a temperatura em um dia de verão pode alcançar 400 graus. Apesar de ser o planeta mais próximo do Sol, não é em Mercúrio que se registram as temperaturas mais quentes do nosso sistema, o mais quente é Vênus!

Foto: Portal EdiCase

Antes de ir

Por que a Terra tem estações do ano? Entenda o que diz a ciência:

Foto: Flipar

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: BBC News Brasil