É fruta e vive mais de 100 anos
Veja curiosidades científicas sobre o cacau
Foto: rodrigo flores/Unsplash
Fruto tropical
O cacau é considerado originário da Amazônia brasileira, mas estudiosos apontam que a espécie não é endêmica do Brasil e sim naturalizada na região na Era Pré-Colombiana. O cacaueiro atinge 20 metros de altura, quando na floresta.
Foto: ly le minh/Unsplash
Alimento dos deuses
O nome científico da principal matéria-prima para o chocolate é Theobroma cacao, que significa "alimento dos deuses" em grego. A árvore do cacau pode ultrapassar os 100 anos.
Foto: Jenni Miska/Unsplash
Coloração diversa
Com diferentes cores e variedades, durante o amadurecimento os frutos variam do verde ao roxo e do amarelo ao laranja. Já as sementes do cacau são recobertas por uma polpa de cor branca.
Foto: rodrigo flores/Unsplash
Não é só chocolate
As sementes fornecem o cacau em pó e a manteiga de cacau, que é empregada na indústria farmacêutica e cosmética. Com a polpa são fabricadas geleias, sorvetes, licores, vinho e suco. Da casca saem alimentos para o gado e até peixes.
Foto: samuel belachew/Unsplash
Bom para a saúde
Estudos mostram que os flavonóides do cacau protegem contra doenças vasculares e o envelhecimento cognitivo. O fruto possui ação antioxidante, anti-inflamatória e cardioprotetora. O cacau também dá saciedade e melhora o humor.
Foto: tetiana bykovets/Unsplash
E a tal vassoura-de-bruxa…
Trata-se da doença que afeta as plantas de cacau, causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa. O nome se justifica pelo crescimento anormal de brotos na parte afetada da árvore, semelhantes a vassouras.
Foto: Wikimedia Commons
Antes de ir...
Já que estamos falando de comidas curiosas, fique com esta: figo é flor e "come" inseto. Você sabia?
Foto: Jocelyn Morales/Unsplash
Curtiu?
Fique ligado no Byte para sempre ter acesso aos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia.
Foto: Timothy Brock/Unsplash