Detergente afeta a saúde do intestino?

Veja o que dizem estudos sobre produtos de limpeza

Foto: Freepik

Mito ou verdade?

Você já ouviu falar que restos de detergente na louça podem agredir o intestino? Vamos ver o que a ciência diz sobre isso.

Foto: Freepik

Como funciona o detergente

Moléculas do produto têm uma parte que se prende à gordura e outra que se prende à água. Assim, o detergente age desestruturando a camada de gordura e levando-a embora com o enxágue.

Foto: Freepik

Dentro de nosso corpo

Com essa capacidade de se ligar a gorduras, o detergente, se ingerido, pode desestruturar a camada de proteção da mucosa intestinal.

Foto: Freepik

Intestino prejudicado

Todo o processo pode levar a uma agressão às paredes do intestino e desregulação de atividades básicas do órgão, como a absorção de vitaminas.

Foto: Freepik

Crianças afetadas

Um estudo publicado na Canadian Medical Association Journal em 2018 sugere que a exposição frequente a desinfetantes está relacionada a um maior risco de obesidade em crianças de 3 anos de idade.

Foto: Freepik

Doenças

A pesquisa também relaciona alterações na microbiota intestinal durante a infância graças a produtos de limpeza doméstica, além de doenças alérgicas.

Foto: Freepik

Dizem estudos

Outro estudo, publicado na Environmental Science and Technology Letters em 2020, afirma que há uma relação entre os níveis de bactérias e fungos no trato gastrointestinal de crianças e a quantidade de produtos químicos encontrados em casa.

Foto: Freepik

Relação inversa

Crianças que tinham níveis mais elevados das substâncias químicas no intestino tinham uma redução na quantidade e diversidade de bactérias. "Pode ser que um desses micróbios tenha uma função única", alertou Courtney Gardner, autora do artigo.

Foto: National Cancer Institute/Unsplash

Como lavar as louças corretamente?

Para que o detergente "se agrarre" à gordura e seja "arrastado" completamente pela água, é necessário esfregar bem, fazendo movimentos com a bucha. Água morna também ajuda.

Foto: Freepik

Byte

Gostou? Acompanhe o Byte para ter acesso aos melhores conteúdos sobre ciência, inovação e tecnologia.

Foto: Freepik