Curiosidades científicas de 2022

Apesar das descobertas incríveis da ciência neste ano, o noticiário também passou por curiosidades bizarras e interessantes ao longo dos últimos 12 meses. Confira:

Foto: unsplash

Dedos de salsicha do rei Charles

A condição das mãos do monarca chamou atenção e pode ser consequência de várias doenças como dactilite, tipo de artrite inflamatória. Outras explicações incluem retenção de fluidos ou mudanças repentinas de temperatura.

Foto: Omer Messinger/Getty Images

Material mais resistente do mundo

O posto de material mais resistente da Terra vai para o carbino, estável em temperatura ambiente e cerca de 200 vezes mais forte que o aço. Esse elemento pode ser útil para sistemas de nanomecânica e para o armazenamento de energia.

Foto: Heinrich Pniok / Reprodução

Mulher cola rosto com emu doente

Uma fazendeira viralizou nas redes sociais após compartilhar sua experiência e contato com sua ema-australiana infectada pelo vírus da gripe aviária; especialistas alertam para surgimento de novas doenças.

Foto: Reprodução

Ovelhas andam em círculos por diversos dias

Animais ficaram andando em círculos por dias em uma fazenda da China. Cientistas acreditam que o motivo está relacionado à frustração das ovelhas, que começam a andar em círculos depois de muito tempo confinadas em um curral.

Foto: Rudy and Peter Skitterians / Pixabay

Por que baratas morrem de barriga para cima?

Esses insetos, quando submetidos a inseticidas, podem buscar uma forma de respirar melhor. O que a ciência explica é que espasmos musculares, respiração e até peso do corpo das baratas contribui para morrerem de barriga para cima.

Foto: Roger Brown / Pexels

Como as pirâmides do Egito foram erguidas

Segundo um estudo, os antigos engenheiros egípcios exploraram um canal do rio Nilo para transportar materiais de construção e provisões para o planalto de Gizé.

Foto: Jeremy Bezanger/Unsplash

Cobra morre após mordida de criança

Das coisas mais bizarras, essa é uma delas: uma cobra mordeu uma criança na Índia, mas não injetou veneno. Para se proteger, o menino mordeu o animal duas vezes — o que acabou matando o réptil.

Foto: Park Białowieski/Pixabay / Canaltech

Eca! Potes de tempero cheio de bactérias

Pesquisadores descobriram que os recipientes de especiarias estão contaminados com agentes infecciosos em quantidade de germes maiores do que nas tampas das lixeiras.

Foto: Diana Polekhina/Unsplash / Canaltech

Bizarro: Influencer mostra tumor no ovário com dentes

Drielly Arruda obteve milhares de visualizações no TikTok por descrever o caso de seu teratoma, tipo de tumor causado por mutação genética. A anomalia rara, que foi retirada com um de seus ovários, tinha até mesmo cabelos e dentes.

Foto: Reprodução / TikTok @driellyarruda

Siga o Byte

Gostou da retrospectiva? Siga o Byte para mais

Foto: unsplash