Conheça túneis deixados por preguiças e tatus gigantes em SC
Região é um abrigo subterrâneo deixado por animais da era pré-histórica
Foto: Universidade do Contestado
Onde fica
A região em Morro Grande (SC) abriga as paleotecas. Estes túneis são considerados tesouros pré-históricos, de cerca de 10 mil anos, e que só começaram a ser estudados recentemente.
Foto: geoparque costoes e lagunas
Criação
Extintas há mais ou menos 10 mil anos, com o fim da Era do Gelo, as preguiças-gigantes são os animais responsáveis por essas escavações, assim como tatus gigantes. Esses bichos fazem parte da megafauna brasileira, junto com tigres-dentes-de-sabre, mastodontes e antas.
Foto: ilustração \ UFMG
E são muitas
De acordo com pesquisadores, ao menos 30 paleotocas foram descobertas na região dos cânions no Sul do país, reconhecido pela Unesco como um geoparque de importância mundial.
Foto: Geoparque Caminho Cânions do Sul
Imensos
Luiz Carlos Weinschütz, paleontólogo da Universidade do Contestado, explicou ao "Globo Repórter" que os túneis são muito longos e algumas paleotocas que a equipe mediu têm quase 100 metros de extensão.
Foto: canion do sul \ faceebok
Diferentes camadas
Segundo o paleontólogo João Henrique Ricetti, da Universidade do Contestado, as paleotocas apresentam uma sobreposição de diferentes camadas de rocha, com algumas sendo favoráveis para escavação e outras que atuam como proteção.
Foto: geoparque canions do sul
Estudos
De acordo com os pesquisadores, a região é importante porque é rica em descobertas, como se fosse um parque de diversões para os cientistas. Eles têm altas expectativas para os próximos resultados.
Foto: Geoparque Cânions do Sul
Veja também
Em 2009, Francisco Buchmann, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), descobriu mais de 60 túneis escavados por tatus gigantes no RS. Os animais viveram na América do Sul entre 10 milhões e 10 mil anos atrás aproximadamente.
Foto: Divulgação
Siga o Byte
Quer ficar por dentro dos conteúdos da era pré-histórica? Siga o Byte e não perca as novidades.
Foto: wikipedia