Conheça o "Smart Ring", planejado pela Samsung
Os dispositivos chamados de “wearables” (“vestíveis”, em tradução livre), como os smartwatches e as smartbands, vêm conquistando o mercado das grandes empresas de tecnologia nos últimos anos.
Foto: Luke Chesser Unsplash
A Samsung é uma dessas gigantes que possuem excelentes dispositivos "vestíveis" para monitorar a saúde e o condicionamento físico, os quais estão entre os melhores do mercado nessa categoria.
Foto: Reprodução do site tudocelular.com/acessorios
Agora, a empresa sul-coreana pode ingressar em um novo campo com os "anéis inteligentes", em novo dispositivo que se chamaria "Galaxy Ring".
Foto: Domonique Davenport Unsplash
O dispositivo pode até receber outro nome antes de ser lançado, pois a marca já registrou várias opções, incluindo "Galaxy One", "Galaxy Pulse" ou "Galaxy Rhythm".
Foto: NikolayF.com por Pixabay
A ideia por trás desses anéis inteligentes é complementar o monitoramento biométrico feito pelo smartphone, possivelmente dispensando a necessidade de um smartwatch.
Foto: Dariusz Sankowski por Pixabay
A empresa responsável pelo desenvolvimento, a japonesa Meiko, é a mesma que fornece as placas de circuito para os smartphones Galaxy S23 da Samsung.
Foto: divulgação / samsung
Ainda não há informações sobre a data de lançamento do anel inteligente da Samsung no mercado.
Foto: divulgação / oura
A falta de uma data se deve à complexidade e ao alto custo envolvidos na fabricação de um anel inteligente em comparação com smartwatches e pulseiras fitness.
Foto: Phi Nguyễn por Pixabay
Segundo a Samsung, o grande desafio é incorporar uma quantidade significativa de tecnologia em um espaço extremamente reduzido.
Foto: Adi Goldstein Unsplash
É esperado que o dispositivo ofereça todos os recursos de saúde e condicionamento físico já presentes em outros anéis inteligentes disponíveis no mercado.
Foto: divulgação / oura
Devido ao seu formato de anel, ele promete ser leve e confortável para ser usado por longos períodos, até mesmo durante o sono.
Foto: reprodução youtube
A Samsung já havia registrado uma patente de um “anel com sensores localizados em sua parte interna” em outubro de 2022, nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, o que serviu para alimentar os rumores.
Foto: reprodução / the elec
Mais recentemente, no início deste mês de julho, a Samsung registrou três marcas no Reino Unido: Circle, Index e Insight. Não se sabe se esses nomes estão relacionados ao anel inteligente ou a um possível óculos de realidade virtual.
Foto: Remy Gieling Unsplash
Mas para quem está empolgado, é preciso ter paciência. Isso porque a marca sul-coreana ainda não iniciou o desenvolvimento do primeiro protótipo do anel inteligente.
Foto: Babak Habibi Unsplash
Os planos futuros da Samsung irão depender do desempenho do primeiro protótipo, podendo seguir em frente ou serem alterados dependendo da avaliação do dispositivo.
Foto: reprodução
Se o projeto for bem-sucedido, a Samsung alcançará um feito inédito ao ser a primeira grande marca mundial a introduzir um anel inteligente no mercado.
Foto: freepik
Além disso, já é esperado que o novo dispositivo da empresa tenha um preço elevado. Isso é comum quando se trata de tecnologias novas e desafiadoras de serem implementadas.
Foto: svstudioart freepik
Um anel inteligente é um tipo de dispositivo “vestível” que permite o monitoramento da saúde do usuário e poderia ser usado como um anel comum.
Foto: reprodução youtube
O “Galaxy Ring” deve vir equipado com sensores essenciais que permitem rastrear diversas atividades, visando auxiliar os usuários a manterem uma boa forma física.
Foto: Jozsef Hocza Unsplash
Espera-se que o anel inteligente conte com uma bateria que dure em torno de uma semana.
Foto: reprodução youtube
Semelhante ao anel da Samsung, já existe no mercado o “Oura Ring”, que é bastante semelhante e inclusive tem sido adotado por jogadores da Seleção Brasileira.
Foto: divulgação / oura
Vale lembrar que em março do ano passado, a Apple também patenteou um anel inteligente com recursos de ecolocalização.
Foto: Laurenz Heymann Unsplash
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Luke Chesser Unsplash