CapPRO
A Petrobras anunciou o CapPRO, novo modelo de asfalto que promete emissões de carbono até 65% menores do que o asfalto tradicional.
Foto: Wikimedia Commons
Colocando asfalto
Você já deve ter visto grandes, barulhentas e calorosas máquinas aplicando asfalto em alguma rua ou avenida. Por exigir altas temperaturas, o processo acaba emitindo gases de efeito estufa.
Foto: Wikimedia Commons
Temperaturas mais baixas
No entanto, isso não deve acontecer com o CapPRO. Segundo a Petrobras, o diferencial da tecnologia é que a aplicação pode ser feita a temperaturas significativamente mais baixas.
Foto: unsplash
Derivado do petróleo
O asfalto é um dos principais derivados do petróleo. Ele serve como uma cola, que junta outros elementos, como brita, agregados e aditivos, no produto final que vai no chão das estradas.
Foto: Wikimedia Commons
Economia circular
Com o CapPRO, também será possível um uso maior de materiais reciclados na composição do pavimento do asfalto, contribuindo para reutilização de produtos - contribuindo para aumentar a economia circular.
Foto: unsplash
Menos carbono
Segundo a Petrobras, o asfalto CapPro tem emissões estimadas de carbono até 65% menores que o modelo atual.
Foto: Canaltech
Veja também
Os EUA começaram a testar um concreto que fala. A ideia é diminuir o tempo de construção e a frequência com que o pavimento precisa de reparos, além de melhorar a sustentabilidade da estrada e reduzir sua emissão de carbono.
Foto: Purdue University
Siga o Byte!
Gostou? Que tal ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia? Segue a gente!
Foto: unsplash