Conheça a ferramenta da Internet que escreve textos para o usuário

Um dos assuntos mais comentados no mundo neste início de 2023 é o ChatGPT, com muitas implicações nas formas de viver e se comunicar. O Flipar te conta mais sobre ele.  

Foto: Divulgação Open AI

A sigla ChatGPT significa, em inglês, "generative pre-trained transformer" (transformador pré-treinado gerador de conversas, em português). Ele é um protótipo (produto em fase de testes) de chatbot, que usa a inteligência artificial para apresentar seus resultados. 

Foto: Divulgação OpenAI

Já o chatbot é um programa de computador que tenta simular a conversação entre os humanos. Ao se deparar com uma pergunta de um ser humano, ele responde baseado em seu banco de dados. Vários sites que oferecem serviços têm chatbot, por exemplo.

Foto: Divulgação Open AI

A inteligência artificial, por sua vez, realiza atividades complexas para os seres humanos. É "basicamente" treinar uma máquina para desempenhar funções como dirigir um carro, cozinhar e organizar estoques virtuais. Ela, por exemplo, fez carros autônomos, bem como o GPS.

Foto: domínio público

Assim, o ChatGPT trabalha com perguntas e respostas, com um enorme banco de dados. Ele, porém, vai muito além e também fornece redações e textos jornalísticos, fazendo uma coletânea de informações que um cérebro humano pode não conseguir armazenar. 

Foto: Divulgação Open AI

Por outro lado, as respostas bem como os textos sofrem com falta de coesão. Isso, portanto, é uma crítica ao ChatGPT, bem como a imprecisão de algumas informações. 

Foto: Divulgação Open AI

De todo modo, o ChatGPT já é um grande suporte para o ser humano. Ele é uma espécie de evolução do Google. A grosso modo, este te fornece uma pesquisa, mas a nova ferramenta fornece o produto final da pesquisa. 

Foto: Divulgação

O ChatGPT tem menos de um ano de vida e, como já destacado, ainda está em fase de testes. Ele foi fundado em novembro,mas já promete revolucionar o mundo.

Foto: Divulgação Open AI

O ChatGPT é considerada a maior tecnologia da atualidade. Ela é uma evolução do GPT3, de junho de 2020. Toda essa tecnologia foi desenvolvida pela OpenAI, sigla, em inglês, para Inteligência Artificial aberta. 

Foto: Divulgação Open AI

Em fevereiro de 2023, o ChatGPT foi oficialmente lançado no Brasil. Para usar a plataforma, é necessário entrar no site chat.openai.com e seguir as orientações. 

Foto: hippopx.com / Creative Commons

No mês seguinte, a OpenAI lançou o GPT 4, que é ainda mais completo, com mais recursos e resultados mais precisos. Há versões pagas e gratuitas.

Foto: Divulgação Open AI

A OpenAI é um laboratório de pesquisas americano, fundado em dezembro de 2015, no Vale do Silício, região da Califórnia, nos EUA, onde ficam as maiores empresas de tecnologia do mundo.

Foto: Youtube/Turismo Jovem Pan

Parte do laboratório é sem fins lucrativos, mas outra parte trabalha pelo lucro. As operações da OpenAI são feitas no quinto computador mais potente do mundo.

Foto: Divulgação Open AI

Um dos fundadores da OpenAI é Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo. Ele deixou o conselho em 2018, mas segue como investidor. Ele é dono da Tesla, empresa que trabalha justamente com carros automáticos.

Foto: Debbie Rowe - Wikimédia Commons

Desde 2019, a OpenAI recebe um investimento bilionário da Microsoft, empresa que desenvolve softwares de computadores. É como se fosse o motor do carro.

Foto: S K por Pixabay

A Microsoft tem se esforçado em associar o ChatGPT ao Bing, site que eles querem transformar em concorrente do Google. Este, por sua vez, lançou em fevereiro o Bard, que busca concorrer com o ChatGPT. 

Foto: Divulgação Open AI

"Até agora, a inteligência artificial podia ler e escrever, mas não conseguia entender o conteúdo. Os novos programas como o ChatGPT vão tornar muitos trabalhos de escritório mais eficientes. Isso vai mudar o nosso mundo", afirma Bill Gates. 

Foto: Instagram @thisisbillgates

O americano de 67 anos fundador da Microsoft e que foi, por mais de 15 anos, o homem mais rico do mundo, hoje competindo com outros gênios da informática. Gates tem uma fortuna de mais de 600 bilhões de reais.

Foto: Christopher Smith - Wikimédia Commons

Também em fevereiro de 2023, a empresa chinesa Baidu anunciou que lançaria um concorrente, que ficará conhecido como "Wenxin Yiyan". 

Foto: hippopx.com / Creative Commons

Por outro lado, o ChatGPT tem gerado muitos problemas. Bandidos, por exemplo, usam a ferramenta para dar golpes sem erros de português.

Foto: Mark por Pixabay

Muitas pessoas também reclamam da possibilidade de a ferramenta auxiliar em discursos de ódios e plágios.

Foto: hippopx.com / Creative Commons

A plataforma também está sendo acusada de transmitir dados que eram para ser sigilosos. Assim, alguns países têm bloqueado a plataforma.

Foto: hippopx.com / Creative Commons

Um deles foi a Itália, no dia 31/3. Outro problema do Chat é que ele pode "matar" algumas profissões.

Foto: greghristov por Pixabay

E você, o que achou?

Foto: hippopx.com / Creative Commons

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Divulgação Open AI