Conheça 5 tecnologias inexplicadas

Algumas continuam um mistério da física

Foto: Estadão Conteúdo

Propulsão antigravidade

Este é um método teórico de propulsão que não requer propulsores ou reações para gerar empuxo. Ela é frequentemente considerada impossível pela ciência convencional, mas vários projetos e teorias foram propostos ao longo dos anos.

Foto: Shutterstock

Energia de ponto zero

A energia de ponto zero (ZPE) é a energia mínima que um sistema quântico pode ter. Mesmo no vácuo, as partículas quânticas ainda vibram e têm alguma energia. ZPE é a energia desse movimento vibracional. Alguns acreditam que o ZPE pode ser aproveitado como uma fonte de energia ilimitada.

Foto: ShiinaBR

Viagem no tempo

A viagem no tempo é um tema popular na ficção científica, mas a possibilidade de viagem no tempo real é altamente especulativa. Alguns físicos acreditam que a viagem no tempo pode ser possível teoricamente, mas outros acreditam que é impossível.

Foto: Minha Série

Teletransporte

O teletransporte é a hipotética transferência instantânea de matéria ou energia de um ponto para outro sem o movimento físico da matéria ou energia no espaço entre os pontos. Este é outro assunto que a ficção científica adora abordar, mas a possibilidade é só uma especulação.

Foto: reprodução

Fusão nuclear

A fusão nuclear é uma reação na qual dois ou mais núcleos atômicos se combinam para formar um único núcleo, liberando uma grande quantidade de energia. Ela é reação que alimenta as estrelas, incluindo o Sol. Cientistas estão trabalhando na tecnologia como uma fonte de energia limpa e abundante na Terra.

Foto: Eduka.AI

Siga o Byte

Gosta de assuntos relacionados às tecnologias? Então siga o Byte

Foto: Flipar