Como o Japão se previne contra terremotos?

País passou por tremor no primeiro dia do ano

Foto: Mitsukuni Sato, CC BY 2.0 via Wikimedia Commons

Tremor no Japão

Desde o primeiro dia no ano, o Japão foi atingido por 155 tremores, sendo eles um de magnitude 7,6 e outro de mais de 6 na escala Richter.

Foto: REUTERS/Kim Kyung-Hoon

Histórico

Situado em área de atividade de placas tectônicas, o Japão tem um longo histórico com terremotos, o que motiva o país a adotar medidas rigorosas de prevenção​​.

Foto: Wikimedia Commons

Estruturas preparadas

Como exemplo, existem edifícios de estruturas flexíveis, feitas para suportar abalos de grandes dimensões. Os cuidados começam ainda na fundação da obra: alicerces são feitos com suspensões que absorvem o impacto gerado pelo terremoto.

Foto: Shustov, CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons

Amortecedores

Edifícios mais novos contam com amortecedores eletrônicos. Os outros, mais simples, usam molas como sistema de amortecimento.

Foto: Shustov, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Arquitetura avançada

A Toranomon Hills Mori Tower, icônico arranha-céu em Tóquio, utiliza amortecedores a óleo, para absorver a energia dos terremotos e minimizar impactos​.

Foto: kanesue, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Revestimento

Outra alternativa é revestir as paredes dos prédios com uma estrutura de aço interna. Edificações mais modernas contam ainda com uma espécie de pêndulo em sua parte mais alta, que serve para contrabalancear os movimentos provocados pelos terremotos.

Foto: Someformofhuman, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Luzes de terremoto?

Antes de ir, confira o mistério envolvendo luzes que aparecem no céu antes de terremotos que a ciência tenta decifrar há anos.

Foto: alyaoum24, CC BY 3.0 via Wikimedia Commons

Curtiu?

Siga o Byte para sempre ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre ciência e tecnologia.

Foto: Mark Fletcher Brown/Unsplash