Material
Os iglus são feitos de blocos de neve compactados, que funcionam como isolante térmico. A neve é um material eficaz para reter o calor.
Foto: Flipar
Formato
A forma esférica do iglu minimiza a área de superfície em comparação com seu volume interno, reduzindo a perda de calor. Isso é uma aplicação do princípio matemático da proporção entre superfície e volume.
Foto: freepik
Camadas
Os Inuit constroem o iglu em camadas, com cada camada sucessiva empurrando em espessura à medida que sobe. Isso cria uma estrutura mais forte e ajuda a reter o calor.
Foto: pexels
Vela ou lamparina
Uma pequena fonte de calor, como uma vela ou uma lamparina a óleo, pode ser usada dentro do iglu. Isso gera calor adicional e ajuda a aumentar a temperatura interna.
Foto: pixabay
Fechamento
O iglu é construído com cuidado para garantir que não haja aberturas ou rachaduras que permitam a entrada de correntes de ar frio.
Foto: pixabay
Entrada
O iglu tem uma entrada estreita e curva, chamada de túnel, que atua como um bloqueador de vento. Isso impede que o vento frio entre diretamente na construção.
Foto: pixabay
Corpo humano
O calor gerado pelos ocupantes do iglu também contribui para o aquecimento interno. Os corpos humanos emitem calor, e esse calor é retido devido ao isolamento da estrutura.
Foto: pixabay
Siga o Byte
Se você quer acompanhar mais conteúdos congelantes como esse, então siga o Byte!
Foto: Canaltech