Como funciona o Touch Screen? 📲

Hoje em dia, quase todos os aparelhos possuem telas “touch”, mas você já parou para pensar sobre como elas funcionam?

Foto: Canva

Como é o funcionamento?

As telas sensíveis ao toque tem um tipo de display capaz de detectar o toque em uma determinada área de exibição por meio de pressão.

Tecla e botão?

Antigamente, só os botões eram usados para realizar as interações. Lembra de precisar apertar três vezes o botão "2" para digitar o "c"?

Tipos de tela sensíveis a toques

Com o avanço da tecnologia, os botões são menos usados e há vários tipos de telas “touch”, como as resistivas, capacitivas e infravermelhas.

Telas com sistema resistivo

São formadas por três camadas, uma condutora, uma de vidro e uma de metal condutor. Entre elas, há espaçadores e corrente elétrica.

Sistema resistivo

Quando há o toque, as camadas se encostam, há uma mudança de campo elétrico no ponto que o processador traduz e transforma em comando.

Telas com sistema capacitivo

Possuem uma camada eletricamente carregada, que fica sobre a tela. Quando há o toque, a camada transmite um “choque” imperceptível ao dedo.

Sistema capacitivo

Essa descarga elétrica é sentida pelo processador, que calcula as coordenadas do ponto tocado e transforma em comando para a tela.

Telas com sistema infravermelho

Possuem uma placa de vidro onde emissores e receptores infravermelhos são posicionados em eixos horizontais e verticais junto aos refletores.

Sistema Infravermelho

As camadas enviam sinais elétricos entre si. Quando param os envios no toque, o receptor informa o processador que transforma em comando.

Principais benefícios

Os maiores benefícios das telas sensíveis ao toque são: economia de espaço, facilidade de uso e interatividade entre usuário e dispositivo.

Conclusão

Para mais conteúdos sobre tecnologia, siga-nos em nossa página e nas redes sociais.