Origem ainda é mistério
A data de origem das roupas é incerta. Cientistas do Instituto Max Planck analisaram a genética de um piolho que só sobrevive em roupas e estimaram que o Homo sapiens começou a se vestir há 40.000 anos.
Foto: Wikimedia Commons
Desenvolvimento
Outro estudo do mesmo grupo de institutos encontrou evidências de roupas feitas há 120 mil anos, no Marrocos. As primeiras roupas eram feitas de restos de animais, folhas, gravetos e cera.
Foto: Wikimedia Commons
Tecidos surgem
Os seres humanos começaram a usar a técnica da tecelagem para produzir suas roupas manualmente. Tecidos de 7.000 a.C foram encontrados escavações na Turquia e registros da manufatura foram achados em tumbas do Egito Antigo.
Foto: The Metropolitan Museum of Art
Muita pompa
Na Idade Média, a tecelagem virou uma atividade econômica importante, e as sedas e os bordados se tornaram símbolo de poder e riqueza. A Itália se destacou produzindo roupas com lã importada da Inglaterra.
Foto: Wikimedia Commons
Revolução Industrial
A partir da Revolução Industrial, no século 18, a produção de roupas ficou cada vez mais automatizada. A disseminação de diferentes tecidos, cortes, cores e costuras ao redor do mundo se tornou inevitável.
Foto: Wikimedia Commons
Era do consumo
A moda não escapou da globalização e da cultura do consumo. Hoje em dia, roupas são produzidas, usadas e descartadas com tanta rapidez e facilidade que o movimento ganhou até nome: fast fashion.
Foto: Wikimedia Commons
Siga o Byte!
Gostou do conteúdo? Siga o Byte para mais curiosidades como estas!
Foto: Wikimedia Commons