Naves estão passando por avanços significativos na busca por combustíveis sustentáveis
Foto: Flipar
Combustíveis verdes
Pesquisadores estão desenvolvendo combustíveis de foguetes mais ecológicos que produzem menos resíduos poluentes durante a queima.
Foto: Poder360
Ainda tem impacto
Embora haja progresso na criação de combustíveis de foguetes mais limpos, a exploração espacial ainda tem impactos ambientais e econômicos significativos.
Foto: Canaltech
Propulsores líquidos e sólidos
Os propulsores líquidos podem ser formulados para queimar de maneira mais completa e limpa, reduzindo as emissões prejudiciais. Os propulsores sólidos também estão sendo otimizados para minimizar resíduos e emissões.
Foto: Tecnoblog
Metano líquido
O metano é considerado um combustível mais limpo para foguetes em comparação com hidrocarbonetos mais pesados. É menos poluente e tem potencial para reutilização. A China saiu na frente e lançou o Zhuque-2, da empresa privada LandSpace, em julho deste ano.
Foto: reprodução
Hidrogênio líquido
O hidrogênio é um combustível de foguete muito limpo, produzindo apenas água como subproduto quando queimado com oxigênio. No entanto, seu manuseio e armazenamento são desafiadores. O Space Launch System, da Nasa, utiliza esse produto.
Foto: NASA
Reciclagem e reutilização
A reutilização de foguetes, como é feito pela SpaceX com o Falcon 9, reduz significativamente a produção de novos componentes e minimiza os resíduos associados.
Foto: BBC News Brasil
Motores mais eficientes
Motores de foguete mais avançados podem queimar combustíveis de maneira mais completa, reduzindo as emissões de subprodutos indesejados.
Foto: Meio Bit
Minimização de componentes tóxicos
Esforços estão sendo feitos para reduzir a presença de componentes tóxicos nos propelentes e materiais dos foguetes.
Foto: Reprodução/Twitter/ISRO
Veja também
A Virgin Galactic lançou na quinta-feira (10) seu segundo voo comercial tripulado. Chamada Galactic-02, a missão levou três tripulantes privados rumo ao espaço suborbital, viajando a bordo do avião espacial VSS Unity.
Foto: Poder360
Siga o Byte
Acompanhe o Byte para não perder nenhuma curiosidade do espaço.