Por que é importante?
O descarte incorreto pode causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana. Os componentes eletrônicos contêm substâncias tóxicas, como chumbo, mercúrio e cádmio, que podem contaminar o solo e a água se não forem descartados corretamente.
Foto: Canaltech
Onde descartar?
A ABREE (Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos), disponibiliza pontos de coleta de lixo eletrônico em todo o país.
Foto: Canaltech
Celulares, tablets e computadores
Lojas físicas das principais operadoras de celular, como a Vivo. Também é possível fazer o descarte em lojas de fabricantes de eletrônicos (Samsung, Motorola, Apple, etc.); lojas físicas das principais varejistas de eletrônicos (Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto Frio, etc.)
Foto: BBC News Brasil
Eletrodomésticos
Fabricantes de eletrodomésticos (Brastemp, Consul, Electrolux, etc.)
Lojas físicas das principais varejistas de eletrodomésticos (Magazine Luiza, Casas Bahia, Ponto Frio, etc.), além de centros de reciclagem municipais, como no metrô Barra Funda (SP).
Foto: Estadão Conteúdo
Pilhas e baterias
Esses itens comuns do dia a dia podem ser descartados em fabricantes, distribuidores, importadores e comerciantes, além dos pontos que recebem resíduos eletroeletrônicos.
Foto: Canaltech
Andes de descartar
Apague todos os dados pessoais dos seus dispositivos eletrônicos antes de descartá-los.
Retire as baterias dos dispositivos antes de descartá-los.
Se você não sabe onde descartar um item específico de lixo eletrônico, entre em contato com a prefeitura da sua cidade ou com um centro de reciclagem local.
Foto: Canaltech
Siga o Byte
Para ficar antenado sobre o mundo da tecnologia, siga o Byte.
Foto: Eduka.AI