Como as placas tectônicas se movimentam?
Movimento gera transformações sentidas na superfície, como terremotos
Foto: reprodução / youtube
Vários pedaços
Para entender como elas se movimentam, é necessário saber a posição que ocupam. As placas tectônicas são subdivididas em vários “pedaços” que, mesmo separados, estão sempre em contato uns com os outros.
Foto: reprodução
Camadas
O planeta Terra é formado por diversas camadas. Uma delas é o manto terrestre, composto por magma — que são rochas em estado líquido.
Foto: Brasil Escola
Acima do manto…
As placas tectônicas são outra camada da Terra. Mas em vez de estarem bem fundas, elas “flutuam” em cima do manto.
Foto: Cultura Mix
O magma colabora
Mas calma, elas não saem navegando como um navio no oceano. O que faz as placas tectônicas se movimentarem é justamente quando o magma se "agita".
Foto: pixabay
Não é bagunçado
O movimento das placas não acontece de forma desordenada. Ele obedece a uma variação cíclica causada pelas correntes de convecção da Terra.
Foto: NASA
Correntes de convecção
Também chamadas de células de convecção, elas se movimentam na área de convergência — isto é, nas bordas das placas tectônicas — porque as temperaturas são maiores nas áreas mais próximas ao núcleo.
Foto: reprodução / youtube
Culpa do magma de novo
O magma localizado mais ao fundo fica aquecido e mais leve, por isso “sobe”. Ao chegar às áreas mais altas, perde temperatura, fica mais denso e volta em direção ao núcleo — tornando um processo contínuo, como um círculo.
Foto: pexels
Quase uma esteira
De tanto que o magma se mexe e forma as correntes de convecção, isso faz com que o manto terrestre seja quase como uma “esteira rolante” sobre a qual se movimentam as placas tectônicas.
Foto: freepik
Movimentos
E são esses movimentos que, em geral, causam afastamento ou colisão das placas dando início a fenômenos como erupções de vulcões e terremotos.
Foto: NASA
Siga o Byte!
Gostou? Siga o Byte para mais dados sobre os fenômenos naturais!
Foto: pexels