Como as cobras "enxergam" com a língua?

Com a visão limitada, esses animais precisam se adaptar para sobreviver

Foto: Flipar

Visão limitada

As cobras possuem visão limitada, principalmente em núcleos e detalhes. A maioria das cobras enxerga apenas tons de verde, azul e amarelo. Sua capacidade visual também é inferior à dos humanos.

Foto: Freepik

Função da língua

A língua das cobras é um importante órgão sensorial. Ela é bifurcada e coberta por células sensoriais que captam moléculas de odor no ar.

Foto: Freepik

Processo de "visão"

Ao colocar a língua para fora, a cobra coleta de moléculas de odor do ambiente. Ao retrair a língua, as moléculas são depositadas no órgão vomeronasal, localizado no céu da boca. É ele que interpreta as moléculas de odor, criando uma imagem olfativa do ambiente.

Foto: Freepik

Complemento da visão

A "visão" pela língua complementa a visão limitada das cobras. Ela permite que as cobras detectem presas, predadores e outros animais mesmo em ambientes escuros ou com pouca visibilidade.

Foto: Freepik

Sensibilidade

A língua das cobras é extremamente sensível. Ela pode detectar pequenas diferenças na temperatura e na concentração de moléculas de odor. Isso permite que as cobras rastreiem suas presas com grande precisão.

Foto: freepik

Importância

A "visão" pela língua é uma adaptação essencial para a sobrevivência das cobras. Ela permite que elas encontrem alimento, escapem de predadores e se orientem em seu ambiente.

Foto: Freepik

Curiosidade

As cobras podem cheirar com a língua mesmo sem tocar em nada. A língua das cobras pode se mover em até 100 vezes por minuto. Algumas cobras, como a cobra-coral, possuem uma língua preta que ajuda a absorver calor.

Foto: Flipar

Siga o Byte

Se você gosta de curiosidades sobre o Reino Animal, então siga o Byte e não perca nenhum conteúdo.

Foto: Flipar