Cinema Imax ou convencional? Veja as diferenças

Christopher Nolan recomendou que Oppenheimer fosse visto em salas Imax, mas por quê?

Foto: CANVA

Quando surgiu o IMAX?

Antes de tudo, vale destacar que o IMAX nasceu no ano de 1960, na IMAX Corporation, com o primeiro filme exibido neste formato em 1971.

Nome

Sendo mais simples do que parece, seu nome nada mais é do que a junção das palavras "image" e "maximum" (imagem máxima, em tradução livre).

Imax no Brasil

Depois de rodar o mundo, a tecnologia das salas Imax chegou ao Brasil somente em 2009, estreando no cinema do Bourbon Shopping, em São Paulo.

Preço

Talvez a primeira diferença vísivel desde o começo é o preço, visto que os ingressos para estas salas são mais caros.

Câmera

Já na parte técnica, os cuidados começam desde cedo. As obras pensadas para este modelo são filmadas com câmeras próprias para Imax.

Películas

As películas de cinema para o Imax possuem a dimensão de 70 mm, enquanto as convencionais ocupam 35 mm, influenciando na exibição.

Tela

Por outro lado, as telas do cinema possuem uma área de 22 metros de largura por 16 de altura, além de serem côncavas, induzindo imersão.

Resolução

Com telas grandes, a resolução do filme se torna mais fluida, saindo de 2.048 por 1.080 pixels nas normais, para 10.000 x 7.000 pixels.

Som

No convencional, alto-falantes estão apenas atrás da tela, enquanto no Imax o som está presente em todo o ambiente, em equipamentos digitais.

Geometria e projeção

Por fim, diferente das salas normais, o Imax tem assentos distribuídos no formato ideal, projetores em 4K e lasers de alta potência.

Celular dos bilionários

Já parou para pensar nas marcas mais famosas entre os bilionários?

Foto:

Siga o Terra Byte para mais!

Gosta de tecnologia? Então, siga o Terra Byte e nos acompanhe nas redes sociais.

Foto: PEXELS