Cinco destaques dos bichos na ciência em 2023

Estudos envolvendo preservação de espécies foram destaques neste ano

Foto: Flipar

Réplicas de animais em extinção

A startup Arunachal Ivory and Ornaments criou réplicas 3D de partes de animais ameaçados de extinção. O intuito é proteger as espécies e manter as tradições das comunidades locais da Índia.

Foto: Arunachal Ivory and Ornaments

Tradição nas vestimentas

A ideia é fornecer uma alternativa às vestes tradicionais que usam partes dos animais na comunidade Nyishi, maior tribo indígena do estado. Lá também é o lar de tigres, leopardos nebulosos e águias.

Foto: Mega Curioso

Hibernação com ultrassom

Cientistas fizeram testes em animais que hibernam naturalmente, como camundongos, e que não hibernam, como ratos, descobrindo que ultrassom pode induzir torpor. Experimento pode ajudar em viagens espaciais futuras.

Foto: Divulgação

Envenenamento por cobras

Um estudo realizado na Geórgia, nos EUA, mostrou que o aumento de temperaturas diárias tem causado mais internações por picadas de cobras. A pesquisa diz que Diferenças sazonais podem refletir o comportamento e a ecologia das cobras.

Foto: Flipar

Nova espécie de bagre

Pesquisadores da Inglaterra descobriram no Brasil uma nova espécie de peixe bagre. Com características peculiares, o peixe muda de cor e tem genitais tubulares, conforme descrevem os cientistas. A espécie foi nomeada de Corydoras colossus.

Foto: Tencatt LFC, Grant S, Bentley RF via Neotropicaly Ichthyology e Scielo Brasil

Macaco criado com dois DNAs

Cientistas na China criaram um experimento inédito envolvendo o DNA de dois macacos para criar uma quimera do animal. Eles coletaram células-tronco de embriões de um macaco com sete dias de vida e as injetou em um embrião da mesma espécie, que foi então injetado em uma macaca.

Foto: Divulgação/Cell

Benefícios

O trabalho experimental poderia beneficiar a pesquisa médica e a conservação de espécies ameaçadas. O macaco que nasceu deste experimento viveu 10 dias antes de ser sacrificado. Ele foi produzido pela combinação de células-tronco de um macaco cynomolgus.

Foto: Flipar

Antes de ir...

Veja os animais mais estranhos do fundo do mar.

Foto: Flipar

Siga Byte!

Na editoria Byte, do portal Terra, você confere as principais notícias sobre tecnologia, ciência e inovação. Acompanhe!

Foto: Flipar