Por que devemos tirar o notebook no raio-x do aeroporto?
Medida é adotada para intensificar a segurança nos voos, entenda
Foto: wavebreakmedia_micro via Freepik
Rotina do aeroporto
Quem já viajou de avião já passou por alguma situação estressante de ter que remover itens da bagagem ao passar pela segurança. Nem sempre isso ocorre, mas, a solicitação de remover o notebook da mochila é de praxe.
Foto: Flipar
Risco de explosão?
Muitos pensam que o risco de explosão do equipamento seja o principal motivo de ele ser escaneado separadamento no raio-x do aeroporto. Mas, esta não é bem a razão principal.
Foto: ASfotofamily via Freepik
Difíceis de serem identificados no scanner
Na verdade, o notebook atrapalha a visão e identificação dos demais itens da bagagem. É como se os laptops não fossem completamente transparentes para serem analisados no scanner, podendo facilitar a camuflagem de itens proibidos.
Foto: Canaltech
Componentes densos
Isto acontece porque a bateria e outros componentes mecânicos são muito densos para que os raios-x penetrem com eficácia – especialmente se o sistema de digitalização for mais antigo.
Foto: Freepik
Será sempre assim?
Talvez não! Nos aeroportos dos EUA, testes em aparelhos com a tecnologia de tomografia computadorizada já são realizados. Tal procedimento pode acabar com a obrigatoriedade de retirar equipamentos eletrônicos das malas no aeroporto.
Foto: Freepik
Antes de ir...
Já que estamos falando de aeroportos, que tal conferir quais são os maiores aviões de passageiros do mundo?
Foto: Flipar
Siga Byte!
Confira as principais notícias sobre ciência e tecnologia aqui na editoria Byte, do Terra!
Foto: Freepik