Insetos com as picadas mais dolorosas do mundo

Quem já deu uma topada na quina de um móvel sabe que essa é uma das piores dores que existem. Mas e quando se trata de uma picada de inseto, qual o nível de dor?

Foto: Jenny Chambers Unsplash

Uma das picadas mais comuns talvez seja a das abelhas, mas será que elas estão na lista das mais doloridas de todas?

Foto: Boris Smokrovic Unsplash

Segundo Justin, a escala de dor pode variar de 1 a 4 e leva em consideração a duração e intensidade das picadas.

Foto: reprodução youtube

Schmidt chegou a essa conclusão após se deixar ser picado por aproximadamente 150 espécies de insetos diferentes. Em 2015, o estudioso recebeu o prêmio Ig Nobel, que reconheceu seus estudos inusitados.

Foto: reprodução youtube

O critério da escala de Schmidt é o seguinte: grau 1: picadas de intensidade suave, que geralmente cessam em até cinco minutos; grau 2: picadas mais "densas, vigorosas e intensas", resultando em desconforto que pode durar de 5 a 10 minutos;

Foto: reprodução youtube

Grau 3: dor descrita como "abrasadora e implacável", podendo perdurar por até 30 minutos; e, por fim, grau 4: picadas brutais, que causam dores paralisantes e podem persistir por várias horas. Confira agora os insetos responsáveis pelas piores picadas!

Foto: reprodução youtube

Formiga-de-fogo: Esse inseto, também conhecido como "formiga lava-pés", ao picar, causa vermelhidão e dor na região afetada. Pode causar coceira, formação de bolhas e até inflamar certos nervos isolados.

Foto: wikimedia commons Judy Gallagher

Essas formigas são nativas das áreas tropicais da América Central e do Sul, ocupando uma região que se estende do sudeste do Peru até o centro da Argentina e ao sul do Brasil. No Índice de Schmidt, essa picada é classificada como 1,2.

Foto: wikimedia commons Ninjatacoshell

Formigas acácia-de-chifre-de-búfalo: A picada dessa formiga foi descrita por Schmidt como "se alguém espetasse um alfinete em sua bochecha". Ela recebeu uma classificação de 1,8 na escala de Schmidt.

Foto: wikimedia commons Judy Gallagher

Essa espécie tem um corpo de aproximadamente 3 mm de comprimento e olhos bem grandes. É comumente encontrada em florestas das Américas.

Foto: wikimedia commons Judy Gallagher

Vespa Dolichovespula maculata: Com intensidade 2 no índice Schmidt, Justin compara a dor da picada dessa vespa com “ter a mão esmagada por uma porta”.

Foto: wikimedia commons Katja Schulz

Essa espécie é predominantemente encontrada nos Estados Unidos e no sul do Canadá. As vespas são altamente defensivas em relação ao seu ninho e costumam picar repetidamente os invasores.

Foto: wikimedia commons Katja Schulz

Vespa Yellowjacket: Assim como a parente anterior, a vespa “jaqueta amarela” tem a capacidade de picar sua presa múltiplas vezes sem perder a vida, além de possuir mandíbulas poderosas que imobilizam suas vítimas.

Foto: wikimedia commons TnV Fotografie (Vinh Tran)

A sensação causada pela picada dessas vespas é descrita por Schmidt como "apagar um charuto na língua". O nível de dor é o 2 de 4.

Foto: wikimedia commons Aiwok

Abelha comum: Sim, olha ela aí! Com grau 2 na escala Schmidt, a picada de uma abelha causa uma dor intensa e uma leve inflamação na área afetada.

Foto: wikimedia commons Ivar Leidus

A abelha comum, também conhecida como abelha-europeia, é uma espécie originária de regiões da Europa e da Ásia, mas hoje elas já circulam pelos cinco continentes.

Foto: wikimedia commons Reinhard Müller

Formiga-vermelha: A picada dessa formiga é classificada como nível 3 na escala de dor, e é tida como uma das mais agonizantes entre as formigas.

Foto: domínio público

Foi descrita por Schmidt como "vigorosa e impiedosa, como se alguém usasse uma broca para escavar sua unha encravada". A formiga-vermelha é encontrada nas florestas da América do Sul.

Foto: wikimedia commons не написано

Vespa-do-papel: Schmidt classificou assim a dor da picada dessa vespa: "Cáustica e ardida como fogo. Distintamente pungente e dolorosa no final. Como derramar um copo de ácido clorídrico em um corte na pele feito com papel".

Foto: wikimedia commons Santiago Ron

A dor da picada da vespa-do-papel foi classificada como de grau 3. Ela vive na América do Sul, em uma região que vai da Costa Rica à Argentina.

Foto: wikimedia commons Paulomelo.adv

Vespa-tarântula Falcão: Também conhecida como “vespa-caçadora” ou, no Brasil, como “cavalo-de-cão”, essa vespa é conhecida no mundo animal por ser uma exímia caçadora de outro animal temido por muitos: as aranhas.

Foto: wikimedia commons Joshua Tree National Park

Como se não bastasse a fama de predadora implacável, a tarântula-falcão ainda tem uma picada que está classificada na escala 4 de dor. Apesar do tamanho intimidador, esta vespa não é agressiva e só ataca humanos para se defender.

Foto: wikimedia commons xpda

Formiga-cabo-verde: Não teve jeito, o inseto campeão no quesito causar dor é mesmo a formiga. Schmidt descreveu a picada dessa espécie como “andar sobre carvão em brasas com um prego enferrujado de dez centímetros em seu calcanhar".

Foto: wikimedia commons andy_king50

A picada da formiga-cabo-verde é capaz de gerar uma dor intensa e cujo desconforto causado pelo veneno pode ser sentido entre 12h e 24h depois!

Foto: wikimedia commons Dick Culbert

Em um ritual dos povos indígenas brasileiros Sateré Mawé, homens adolescentes precisam enfiar a mão em uma luva infestada dessas formigas para que, segundo a tradição, eles atinjam a puberdade. Será que o chute na quina do móvel é mesmo tão ruim assim?

Foto: wikimedia commons Joelma Monteiro de Carvalho

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Jenny Chambers Unsplash